#ViradaSP Online 2021 deste sábado (21) tem show inédito em homenagem a Raul Seixas

A maratona de música, artes cênicas e cultura urbana, a #ViradaSP Online 2021, apresenta show inédito com último Kavernista, Edy Star, no próximo sábado, dia 21 de agosto, data da morte de Raul Seixas em 1989. Participante da criação do álbum Sociedade da Grã-Ordem Kavernista, juntamente com Raul Seixas, Miriam Batucada e Sérgio Sampaio, Star se reúne com Sebastião Reis, Felipe Cordeiro e Tatá Martinelli nesta homenagem ao antológico disco, gravado em 1971.

Na agenda, também estão Zélia Duncan e Ira! com apresentações realizadas no Teatro Sérgio Cardoso, especialmente produzidas para a #ViradaSP Online 2021. Outro destaque desta edição é o quadro especial Rolando Prosa, capitaneado por Rolando Boldrin. Tudo comandado pelos apresentadores Ellen Oléria e Luiz Ramalho. (Confira programação abaixo).

Já consagrada no calendário cultural, a #ViradaSP Online 2021 será transmitida durante 12 horas seguidas, gratuitamente, tanto pela plataforma #CulturaEmCasa como pelo seu aplicativo, disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android. Ampliando ainda mais a difusão das atividades culturais dos municípios paulistas para todo o país. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo,

em parceria com a Organização Social Amigos da Arte, e integra o programa de fomento e difusão cultural #JuntospelaCultura.

Justamente por ser uma ação que valoriza os aspectos culturais e curiosidades regionais, a Amigos da Arte produziu o Rolando Prosa – quadro especial, estrelado pelo contador de histórias e cancioneiro Rolando Boldrin, recheado de conteúdos especiais envolvendo a cultura popular do estado de São Paulo. Histórias, canções e causos permeiam o programa que integrará todas as edições da #ViradaSP Online 2021.

Esta edição da #ViradaSP Online 2021 acontece em parceria com Itapevi. O município foi selecionado a partir de chamada pública do programa #JuntospelaCultura, realizada este ano. Serão transmitidas diversas atividades ligadas à cidade. Diferentes linguagens artísticas compõem as atrações locais.

Entre elas, estão: o show Um Canto Afro- Brasileiro a Sombra da Tamarineira – uma homenagem e dedicado aos compositores e artistas que passaram a sombra da tamarineira e lembranças das famosas rodas de samba do Cacique de Ramos, e seu presidente, o pandeirista do Fundo do Quintal, Bira Presidente; o espetáculo da Cia. Curto-Circuito, Lembranças de Outono, no palco atores e bailarinos relatam o fim de uma vida, de um amor e de um garoto que sonhava em ser feliz; e para animar o público infantil, os palhaços Folha & Tim fazem a apresentação E agora Saci?, uma trama envolvendo personagens do folclore brasileiro. Além de valorizar os aspectos culturais de cada município, a #ViradaSP Online 2021 apresenta peculiaridades e pontos turísticos das cidades.

Itapevi se soma a outros 19 municípios de São Paulo que tiveram suas propostas culturais selecionadas e que integram a #ViradaSP Online 2021: Bertioga, Botucatu, Franco da Rocha, Ilha Solteira, Itanhaém, Itapira, Mairiporã, Mirante do Paranapanema, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, Santa Fé do Sul, São Bento do Sapucaí, São João da Boa Vista, São Luís do Paraitinga, Serrana, Sete Barras, Ubatuba. Este mês já o evento já foi realizado em parceria com São José dos

Campos e Piracicaba. Todas as cidades foram condecoradas pelo governo estadual paulista com o título de capitais culturais de São Paulo pela qualidade no cenário artístico e o estímulo dado ao setor pelas prefeituras.

“A Virada SP é uma iniciativa de ampliação do acesso à cultura e de formação de público que valoriza a diversidade e a qualidade”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão. “O objetivo é ressaltar o papel estratégico das expressões artísticas para a promoção do desenvolvimento humano e econômico de todas as regiões do Estado.”

“Importante destacar que a excelência cultural do evento é moldada e protagonizada por artistas locais e pelo fundamental incentivo promovido pelas gestões municipais. Com a transmissão online, totalmente gratuita, via plataforma de streaming e pelo aplicativo #CulturaEmCasa, amplia-se a difusão desta riqueza artística das cidades paulistas para o restante do país”, ressalta Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

“Itapevi como o celeiro de artistas que é, estava em quarentena nos últimos tempos sem nossos eventos e sem as aulas de artes que tiveram que parar devido à covid 19, a #Virada CulturalSP Online veio como um acalento para a nossa cidade nesse momento tão difícil, temos muito orgulho em ser Capital Cultural “, destaca o professo Lázaro Toledo, secretário adjunto de Cultura e Juventude de Itapevi.

#ViradaSP Online – São José dos Campos

21 de agosto de 2021

12h Lembranças de outono, com Cia. Curto-circuito

13h E agora Saci?, com Cia Folha&Tim

13h30 Laços, com Grupo Garra

14h Joyce Cosmo

15h15 Projeto soul diva, com Quelynah

16h Zélia Duncan

17h20 Simplesmente eu, com Sorriso Nogueira

18h Livre, leve e tonto, com Marcelo Dias

18h50 Rolando prosa, com Rolando Boldrin

19h10 Fizart

20h Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta: 50 anos de Sessão Das 10

21h Ira!

22h20 Samba de roda na Casa 26, com Samba na Casa 26

23h20 Um canto afro-brasileiro a sombra da tamarineira, com Senhores do Samba

Plataforma: www.culturaemcasa.com.br.

 

Fonte: Governo do Estado de SP

, , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.