Vereadores incluem Semana Municipal de Capoterapia no calendário oficial de Araras

Em sessão camarária realizada no dia 3 de maio, foi aprovado projeto de lei de processo número 78/2021 que institui e inclui no Calendário Oficial do Município de Araras a Semana Municipal da Capoterapia.

A capoterapia pode ser definida como uma terapia alternativa onde se utiliza elementos da capoeira, de forma adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais do praticante.

O maior público da capoterapia são os idosos, porém, existem praticantes jovens, adultos e pessoas com necessidades especiais. As sessões de capoterapia são acompanhadas de músicas, palmas e movimentos ritmados, onde os praticantes, coordenados pelos capoterapeutas, criam um ambiente descontraído e motivador do movimento numa atmosfera lúdica.

Além disso, a capoterapia traz inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida. A prática aumenta a flexibilidade e alongamento da musculatura, trazendo agilidade ao praticante, também proporciona uma melhora da performance cardiorrespiratória, desenvolvendo a musculatura cardíaca e aumentando a capacidade pulmonar, ou seja, gerando uma maior resistência aeróbica ao praticante. “É importante ressaltar que os inúmeros benefícios desta prática contribuem ainda com o sistema público de saúde, onde poderemos ter uma diminuição das filas nos hospitais, postos de saúde, consumo de medicamentos, pois os praticantes e principalmente os idosos, passam a ter mais qualidade de vida. ”; declarou a vereadora Mirian Vanessa Pires (PSD), autora do projeto que obteve a aprovação por todos os parlamentares.

Na sessão extraordinária iniciada às 17h, outro importante projeto foi aprovado, o de processo nº 229/2021, de autoria do poder executivo municipal, que prevê a diminuição de inadimplências junto ao SAEMA (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), o mesmo obteve a aprovação por todos os parlamentares.

Ainda sobre os resultados da sessão ordinária:

APROVADO – Projeto de Lei de autoria do poder executivo municipal, processo nº 111/2021, autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional ao orçamento vigente, o projeto obteve a aprovação por todos os parlamentares.

APROVADO – Projeto de Lei de autoria do poder executivo municipal, processo nº 112/2021, autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional ao orçamento vigente, o projeto obteve a aprovação por todos os parlamentares.

A próxima sessão ordinária está agendada para o dia 10 de maio, às 18h.

 

Fonte: Câmara Municipal de Arara

Imagem: Divulgação

, , , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.