Vacinação contra a gripe está aberta para toda a população

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terminou na última sexta-feira (31) para os grupos prioritários. A partir de hoje (3), o Ministério da Saúde liberou as doses para pessoas que não estão inseridas no público-alvo, mas querem ser imunizadas.

“Recebemos comunicado do Ministério da Saúde de que a campanha realmente termina hoje, ou seja, não será prorrogada. Porém, a partir de segunda-feira, estaremos disponibilizando as vacinas restantes para o público em geral. O que precisamos ressaltar é que não temos um estoque muito grande de vacina e não sabemos se receberemos mais”, explicou a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Tavane Alselmo Malaguesse.

Entre as vacinas remanescentes, de acordo com ela, há algumas reservadas para crianças que precisam receber a segunda dose e também para os acamados, que começarão a ser vacinados já na próxima semana.

“Temos uma reserva para cerca de 1,5 mil crianças que tomaram a vacina pela primeira vez e precisam tomar a segunda dose. Além disso, também há reserva para os acamados, que começarão a ser vacinados na próxima semana,” ressaltou Tavane.

Até a manhã da última sexta-feira (31), último dia de Campanha, Araras tinha imunizado 88,77% do público-alvo, que inclui 37.295 pessoas, entre crianças entre seis meses a menos de seis anos de idade, professores, militares, trabalhadores da área da saúde, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias (puérpera) e portadores de doenças crônicas. A meta era de realizar a imunização de 90%.

Receberam a imunização 72,81% dos trabalhadores da saúde, 73,02% das gestantes, 84,67% dos idosos, 100% das mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, 72,81% dos professores, 70,51% das pessoas com doenças crônicas e 126,89% das crianças que integram o público-alvo da campanha – a variação superior a 100% é explicada porque este ano a vacinação foi ampliada para crianças menores de 6 anos e o público-alvo é uma estimativa baseada em dados do IBGE.

A campanha de vacinação é realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes de infecções provocadas pelos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada), PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes) e Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros).

 

Fonte: Secom/Prefeitura de Araras

,

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.