Programação Cultural em Goiás Durante o Feriado da Consciência Negra
Em celebração ao Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, as instituições culturais de Goiás, ligadas à Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), estarão com suas atividades em plena funcionamento nesta quinta-feira, 20 de novembro, e também na sexta-feira, 21, quando ocorre um ponto facultativo. O Cine Cultura, a Vila Cultural Cora Coralina e o Centro Cultural Octo Marques terão programação normal, enquanto o Teatro Goiânia está fechado no dia 20, retornando com o Claque Cultural nos dias 21 e 22.
A Vila Cultural Cora Coralina apresenta três exposições: “Caminhos de Terra e Vento”, que promove a interação entre a arte contemporânea de Goiás e a Coleção Rodríguez, do Museum of Contemporary Art of the Americas (Miami/EUA); “Depois do Sol”, de Renato Reno, que traz desenhos abstratos inéditos; e “Carne e Pedra”, uma obra de Carlos Monaretta que examina a narrativa urbana de Goiânia. O espaço está aberto das 9h às 16h, com entrada gratuita e permite o acesso de animais de estimação com coleira.
Já o Centro Cultural Octo Marques continua com as exposições “Poéticas de Subversão: Mulheres Artistas em Goiás” e “O Sertão é o Nosso Centro”, com curadoria de Dalton Paula e Melissa Alves. Ambas as mostras oferecem uma reflexão sensível e política sobre território, corpo e memória. O horário de funcionamento segue o mesmo da Vila, com entrada gratuita e possibilidade de levar pets.
No Cine Cultura, o destaque é a estreia do filme “Angel’s Egg”, dirigido por Mamoru Oshii. Em cartaz, também há uma seleção de obras nacionais e internacionais, como “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, “Incêndios”, de Denis Villeneuve, e “Malês”, de Antônio Pitanga. A bilheteira está localizada no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), aceitando pagamento em dinheiro ou via Pix.
No Teatro Goiânia, que abrirá sua programação em 21 e 22 de novembro, estarão disponíveis shows e apresentações gratuitas. Na sexta-feira, a programação inclui apresentações de Marden e Marley, Matão e Monteiro, Willian Couto e Adriano e um recital de poesia com Dalva Alves. No sábado, o evento principal será uma apresentação de comédia com GV Silva.
A cidade de Goiás, mais especificamente o Palácio Conde dos Arcos, também segue aberto durante o feriado, com horário das 8h às 17h, e no domingo, das 8h às 13h. O Cine Teatro São Joaquim, no entanto, estará fechado. O Museu Ferroviário de Pires do Rio não abrirá nos dias do feriado prolongado.
Além das atrações abertas ao público, algumas unidades estarão com atividades suspensas, incluindo o Centro Cultural Martim Cererê, o Museu da Imagem e do Som, o Arquivo Histórico Estadual, o Museu Pedro Ludovico e as bibliotecas Pio Vargas, Braille e Gibiteca Jorge Braga. Todas as unidades voltam a funcionar normalmente a partir da próxima segunda-feira.
Serviço:
- Vila Cultural Cora Coralina – Aberta dias 20, 21 e fim de semana
- Centro Cultural Octo Marques – Aberto dias 20, 21 e fim de semana
- Cine Cultura – Aberto dias 20, 21 e fim de semana
- Teatro Goiânia – Fechado no dia 20 | Abre dia 21 (Claque Cultural)
- Museu Ferroviário de Pires do Rio – Fechado do dia 20 ao 23
- Palácio Conde dos Arcos – Aberto dias 20, 21 e fim de semana
- Centro Cultural Martim Cererê – Fechado do dia 20 ao 23
- Museu da Imagem e do Som – Fechado do dia 20 ao 23
- Arquivo Histórico Estadual – Fechado do dia 20 ao 23
- Museu Pedro Ludovico – Fechado do dia 20 ao 23
- Bibliotecas Pio Vargas, Braille e Gibiteca Jorge Braga – Fechadas do dia 20 ao 23
