UFSCar recebe inscrições para Curso Intensivo Online de Yoga

Aulas, realizadas pelo Departamento de Terapia Ocupacional, acontecem em outubro.
Estão abertas as inscrições para o Curso Intensivo Online “Yoga no Dia a Dia – Virtudes Éticas e Felicidade”, oferecido pelo Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As aulas, que acontecem nas manhãs de 9 a 12 de outubro, vão ensinar a prática ancestral para o cuidado de si, das relações com os outros e para uma melhor integração com o mundo, além de aspectos éticos e conceitos usados para o desenvolvimento de virtudes.
O sistema filosófico indiano, que foca no estudo da consciência e do autoconhecimento para reconexão com o mundo, possibilita a construção de novas maneiras de ver, sentir e agir com coerência nas ações. O curso aborda cada um dos fundamentos do Yoga de forma detalhada, integrando posturas, técnicas respiratórias, domínio dos sentidos, da concentração e meditação. A prática, sem a qual não é possível compreender a filosofia, estabelece um contato com as contradições e percepções humanas. Quando identificadas, a pessoa consegue conhecer seu processo de desenvolvimento, o que ajuda a conquistar mudanças de comportamento.
Com o objetivo de oferecer o controle do estado mental e, por consequência, um renovado estado de consciência e de percepção da realidade, a grade curricular trata de princípios como a não violência, a verdade, a não apropriação alheia, a continência, a não possessividade, a pureza, o contentamento, a austeridade, a confiança, dentre outros. Os alunos contam com professores capacitados, material didático de apoio e participam de práticas, estudo de si e rodas de conversa. Também é oferecida uma incursão pelos obstáculos do caminho da busca da felicidade humana na perspectiva do Yoga. Além disso, os participantes recebem tutoria individualizada e são convidados a registrar seus avanços em um diário reflexivo.
Qualquer pessoa pode se inscrever, mesmo sem experiência na área. As aulas acontecem das 7 às 12 horas. Os interessados devem acessar yogaturma2.faiufscar.com. Na página, há valores de investimento e outras informações sobre o curso, que ocorre desde 2018 na UFSCar. Aqueles que concluírem as 20 horas de estudo recebem certificado.

 

Fonte: UFSCar

Imagem: Divulgação

 

, , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.