UFSCar oferece minicurso sobre sensoriamento remoto e sua aplicação nas Ciências Agrárias

Iniciativa, que acontece no Campus Araras da Universidade, recebe inscrições até o dia 11 de maio

De 14 a 17 de maio, acontece no Campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o minicurso “Sensoriamento remoto e sua aplicação nas Ciências Agrárias”, promovido pela Cultivar AgroJúnior, empresa júnior do curso de Engenharia Agronômica do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade. A iniciativa é voltada a estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais em Ciências Agrárias e demais pessoas interessadas.
Ao longo dos dias, o evento visa debater a importância da agricultura de precisão, que tem um papel fundamental para o cenário futuro, já que influencia na otimização de processos e custos que auxiliam o agronegócio a ter maior produtividade com menores custos e desperdícios. Nesse sentido, o evento mostrará diversas ferramentas que auxiliam o produtor rural a aumentar sua eficiência produtiva, como é o caso do sensoriamento remoto. Essa tecnologia possibilita realizar a localização de precisão por meio de fotos de satélites de amplas áreas e drones ou Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), inovações recém-incorporadas no mercado brasileiro e que auxiliam diretamente em processos como a gestão de lavouras.
O minicurso conta com palestras e atividades que abordam assuntos como introdução ao sensoriamento remoto, introdução a sistemas de coordenadas e dados especializados, noções básicas de fotogrametria, Sistema de Informações Geográficas (SIG), sistema de coordenadas e dados especializados, interpretação de imagens aéreas com aplicação na agricultura, demonstração de voo com VANT, estudos de caso de sensoriamento agrícola, demonstração prática de trabalho com dados especiais, entre outros. O curso será ministrado pela professora Mariana Delgado Oliveira Zenero, do Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental (DRNPA-Ar) da UFSCar, e Agmon Moreira Rocha, responsável técnico pelo Laboratório de Geoprocessamento da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp e mestre em Agricultura Tropical e Subtropical pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A programação com o cronograma completo está disponível no Facebook, em https://bit.ly/2F11x1o.
As inscrições para o curso devem ser feitas até o dia 11 de maio, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 35 e preenchimento de formulário online, disponível em https://bit.ly/2J8Hu3n. A comissão organizadora solicita que, após realizar inscrição, o participante envie o comprovante de pagamento para o e-mail [email protected] dentro de 48 horas após o preenchimento do formulário. Caso não ocorra o envio do comprovante dentro do prazo estipulado, a inscrição será cancelada.
As atividades se iniciam às 8h30 e acontecem na sala 5 do bloco A do Campus Araras da UFSCar, localizado na Rodovia Anhanguera, Km 174. A presença em 75% do curso culminará na emissão de certificado de 20 horas aos participantes. Mais informações estão disponíveis na página do evento no Facebook (https://bit.ly/2F11x1o) e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected]

, , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.