Troféu Expressão 2018: Sindicato de Alimentação de Araras e Leme – Comprometimento com os trabalhadores

O Sindicato de Alimentação de Araras e Leme está há mais de 7 décadas na luta pelos trabalhadores e suas famílias

No ano de 2018, o Sindicato de Alimentação de Araras e Leme completa 70 anos desde a sua fundação, exercendo representatividade frente às empresas e indústrias na busca perseverante em alcançar benefícios para os trabalhadores e suas famílias. Em meio a toda essa atividade árdua e que exige muita dedicação, desenvolveu-se ao longo dos anos com a ajuda de uma equipe de colaboradores comprometidos em lutar pela concessão de melhorias aos profissionais da categoria.

Como presidente do sindicato há 20 anos, Elio Ramos Costa tem contato direto com a entidade há quase três décadas, neste período já foi secretário de educação, tesoureiro, até que chegou à presidência no ano de 1998, posição que assume até hoje, e no ano passado também foi empossado como Diretor do Conselho Fiscal da Federação da Alimentação do Estado de São Paulo. Elio trabalhou em uma empresa do ramo alimentício por mais de 40 anos, a qual o projetou e deu base para conduzir os gerenciamentos do sindicato munido com as experiências adquiridas em toda sua trajetória profissional. “É uma grande responsabilidade estar à frente deste trabalho há tanto tempo, contudo também é muito gratificante ser a voz dos trabalhadores nas empresas e fazer este meio de campo em busca das melhores soluções para os problemas enfrentados, por isso é essencial exercer as atividades com honestidade e transparência para alcançar os objetivos traçados”, afirma o presidente.

A entidade nasceu da ideia de defender os profissionais da classe e foi o primeiro sindicato a se instalar em Araras, e sempre se moveu em busca de ações que sejam benéficas aos trabalhadores, concedendo atendimento jurídico, de forma a lutar pelo cumprimento dos direitos, além de proporcionar acesso a profissionais como dentistas e cabeleireiros, para que os associados e seus dependentes possam cuidar da saúde e bem-estar.

São feitas reuniões constantemente para alinhamento dos assuntos com a equipe do sindicato, as quais o presidente busca conduzir da melhor maneira possível, uma vez que precisa acompanhar de perto tudo que acontece tanto em Araras como também na vizinha cidade de Leme, para onde vai duas vezes por semana com a intenção de se manter atualizado referente a tudo o que acontece. A responsabilidade do trabalho é grande, pois é preciso tratar com empresas de pequeno à grande porte, além dos trabalhadores e suas famílias, fator que exige comprometimento por parte de todos aqueles que representam a categoria.

Com tantos anos de envolvimento no ramo sindical, Elio diz estar familiarizado com as situações e com os problemas que aparecem quase todos os dias, pois trabalha com variados tipos de públicos e é preciso saber se comunicar com cada um deles de maneira clara e objetivo. Para todos os momentos, o lema é sempre buscar as melhores soluções por meio da conversação, para que haja um consenso do que pode ser benéfico para ambas as partes.

A luta incessante em busca de melhoria aos trabalhadores
Em Araras, o sindicato possui duas sedes próprias, uma na Avenida Goffredo Teixeira da Silva Telles, no Jardim Paulista, onde fica localizado o escritório do presidente, e outra situada na Rua América, no Centro. Além dessas duas instalações, existem outras propriedades de domínio do sindicato com a missão de atender aos associados e seus dependentes, são elas: uma chácara, um clube que possui um espaço com salão de festas de 1100m², quatro apartamentos na colônia de férias na Praia Grande em Santos/SP e uma clínica odontológica que está em processo de construção.

Com o intuito de proporcionar entretenimento aos trabalhadores, a entidade sempre realiza festas, almoços, encontros, torneios de esportes, show de prêmios e variados tipos de eventos direcionados aos trabalhadores e suas famílias, que, além disso, recebem kits escolares todo início de ano e são beneficiados com parcerias firmadas entre o sindicato e empresas privadas que fornecem vantagens aos associados.

Atualmente, entre aposentados e trabalhadores efetivos constam 2300 associados cadastrados no Sindicato de Alimentação de Araras e Leme, contudo os trabalhadores em toda a base são mais de 6000. Com isso, o trabalho do sindicato é voltado para um índice aproximado de 18.000 pessoas, pois se estipulam um casal e um filho por família. Neste contexto, é possível compreender o tamanho da responsabilidade ao representar milhares de pessoas em reuniões, associações e negociações sempre em busca de acordos que sejam benéficos para todos os lados.

“Nós, como representantes do sindicato e dos trabalhadores, lutamos todos os dias com a intenção de que os direitos e deveres sejam cumpridos em ambas as partes, tanto das empresas como dos colaboradores, para que todos saiam beneficiados, pois o nosso trabalho é social e visa muito mais do que conceder vantagens aos profissionais da categoria, mas sim à sociedade como um todo, e é desta forma que nosso trabalho de sustenta por mais de 7 décadas”, finaliza Elio.

Sindicato de Alimentação de Araras e Leme
Av. Goffredo da Silva Telles, 1265, Jardim Paulista – Araras/SP
(19) 3541-2155
Facebook: sindicato.daalimentacaoararas

Para saber mais adquira a edição 154 da Revista Expressão na Agência Feres ou entre em contato conosco!
(19) 3544-8779 / (19) 99299-2057

 

, ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.