Entre 10 de setembro e 10 de outubro, mais de 47 mil alunos da Rede Municipal de Educação (RME) em Goiânia participam de testes de leitura, escrita e matemática, parte do 3º Ciclo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Essas avaliações têm como objetivo ajudar os educadores a identificar dificuldades, monitorar o aprendizado e adaptar suas estratégias de ensino, garantindo que as crianças avancem na alfabetização.
As provas ocorrem em uma plataforma online, disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Educação (MEC), em colaboração com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os testes abrangem áreas como Língua Portuguesa e Matemática, aplicados para alunos do 1º ao 5º ano, sendo que a fluência leitora e escrita é avaliada do 2º ao 5º ano.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) define que um estudante é considerado alfabetizado quando demonstra habilidade para ler e escrever adequadamente, compreendendo o significado de palavras e textos. Essa capacidade inclui a habilidade de decodificar, extrair informações explícitas e inferir significados, além de utilizar a linguagem escrita em diferentes contextos.
A avaliação de fluência leitora foca na agilidade, precisão e entonação na leitura, permitindo que os professores monitorem o desenvolvimento acadêmico dos alunos e ajustem suas intervenções pedagógicas de acordo. Este processo está integrado ao compromisso nacional, que resulta da colaboração entre o governo federal e as esferas locais, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE).