Seu animal de estimação também pode doar sangue

Estar saudável, ser dócil e ter as vacinas em dia são alguns dos pré-requisitos para que os pets se tornem doadores de sangue

Assim como os seres humanos, animais de estimação também podem ser doadores de sangue em uma ação solidária que ainda é pouco conhecida, mas que pode ajudar a salvar a vida de cães e gatos por intermédio de uma atitude que não afeta a saúde do doador e acontece de maneira fácil e prática. A realização do procedimento requer que o pet passe por alguns exames e processos para garantir que ele esteja com boas condições de saúde, além de preencher alguns requisitos básicos para tornar a doação viável.

Alguns donos ainda têm receio que os animais sofram no momento da coleta do sangue, todavia essa ideia deve ser descartada, pois se feito em um local seguro e de confiança, o animal não sofrerá dor alguma, apenas sentirá a picada. Por este motivo, é tão importante a conscientização referente ao assunto, para que os tutores possam aderir a esta atitude solidária e colaborar com o aumento dos estoques dos bancos de sangue animal que sempre estão precisando de doações. Vale ressaltar que o processo acontece de maneira rápida e segura, visto que dura cerca de 15 minutos e não provoca efeitos colaterais no bichinho.

Os animais de estimação, assim como os humanos, têm diferentes tipos sanguíneos, por isso é realizado um teste de compatibilidade entre doador e receptor antes do procedimento. Há animais que precisam do sangue total, por outro lado existem outros que precisam apenas de alguns de seus componentes (hemácias, plasma, plaquetas, albumina, leucócitos, fatores de coagulação etc), com isso é possível que uma doação possa ajudar a salvar a vida de vários bichinhos.

Conheça os requisitos básicos que devem ser atendidos para o animal estar apto a ser um doador:

Requisitos básicos:
• Cachorros devem pesar mais de 27 kg e gatos devem pesar mais de 4 kg
• Cachorros precisam ter entre 1 e 8 anos de idade e gatos entre 1 e 7 anos de idade
• Vacinação, vermifugação e controle de pulgas e carrapatos devem estar em dia
• Não ser obeso
• Estar saudável
• Ausência de transfusões prévias
• Ser calmo e dócil
• Fêmeas não podem estar grávidas

, , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.