Setembro Azul na UFSCar

Este mês é celebrado o “Setembro Azul”, momento de comemorar as lutas e relembrar a história e vivências surdas. Nesse contexto, o projeto #CasaLibras, da UFSCar, está convidando crianças surdas ou ouvintes para participarem de um campeonato virtual de literatura em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A proposta é que as crianças produzam um vídeo recontando a música “As expressões faciais dos sentimentos”, produzida em Libras por Wilson Santos, formado em Letras/Libras, surdo e que conta várias poesias e histórias em forma de sinais.

A atividade integra o programa de extensão “#CasaLibras: Programa educativo de atenção bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) virtual a crianças surdas”, coordenado pela docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, Vanessa Regina de Oliveira Martins, que também coordena o curso de graduação em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa (TILSP) da UFSCar. “O projeto #CasaLibras nasceu na pandemia como forma de produção de entretenimento e conteúdo didático em apoio às crianças surdas, suas famílias e às escolas no isolamento social”, explica Vanessa Martins.

Podem participar da brincadeira crianças surdas ou ouvintes, com fluência em Libras, com até 12 anos, de todo o Brasil. Para isso, basta assistir ao vídeo com as regras de participação, bem como ao vídeo da canção original de Wilson Santos, para produzir seu próprio vídeo, sinalizando com a sua expressividade a poesia da canção original. O #CasaLibras também disponibilizou uma produção (em https://bit.ly/3lENKVw), que pode servir como modelo para as crianças participantes. O envio do vídeo deve ser feito pelo e-mail [email protected] até 2 de outubro. Todas as regras devem ser conferidas nos vídeos de instrução.

Para a seleção, os organizadores farão um formulário listando os vídeos recebidos, aprovados por estarem em Libras, com apresentação pessoal da criança e de sua escola. “Depois da aprovação nessa etapa, teremos uma votação divulgada para associações de surdos e comunidade surda. A votação será online e os participantes nos ajudarão na escolha da narrativa mais expressiva e a recontagem mais próxima da original”, detalha a Vanessa Martins.

Em outubro, na Semana da Criança, será realizada uma live para divulgar a melhor produção poética e premiar, com um certificado do projeto, a escola e a criança vencedoras da brincadeira.

Mais informações estão no canal do projeto #CasaLibras no YouTube. Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail [email protected].

 

Fonte: UFSCar Araras

, , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.