Setembro Amarelo: campanha de prevenção ao suicídio

O mês de setembro foi o escolhido para a divulgação da campanha que tem como objetivo conscientizar a população em relação à temática do suicídio e mostrar que existem meios de prevenção, o movimento foi denominado Setembro Amarelo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 90% dos suicídios poderiam ser evitados com ajuda profissional. A maioria dos casos é causada por doenças mentais que não são tratadas porque muitas pessoas nem sabem que precisam de tratamento, mas ao falar sobre este tema que por muitas vezes é considerado tabu os números de pessoas que não procuram por ajuda psicológica pode diminuir.

A missão do Setembro Amarelo é colocar em pauta este assunto, promover o diálogo e encontrar possíveis opções de estratégias para lidar efetivamente com o problema. Além de ajudar as pessoas que já pensaram na possibilidade do suicídio, também concede suporte para aquelas que têm pessoas próximas que sofrem com isso e às vezes não sabem como se posicionar em relação à situação, por isso a importância deste movimento.

Para quem tem pensamentos suicidas, falar com alguém próximo pode ajudar e, também, ir em busca de um direcionamento profissional. Além disso, o Centro de Valorização da Vida está disponível para prestar auxílio e para isso conta com equipe de voluntários que estão aptos para atender da melhor maneira possível quem acioná-los, basta ligar para 188 e conversar com um dos voluntários.

, ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.