Série especial falará sobre cidades inteligentes, tema central do Congresso da ABES 2021

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Paraná (ABES-PR) promoverá a série especial Cidades Inteligentes, por meio do programa ABES Conecta, para debater o tema principal do 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES: “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio Ambiente: desafio dos novos tempos”. Dois webinares da série já têm data marcada, o primeiro será em 9 de junho e o segundo, no dia 6 de julho. Inscrições neste link: http://abes-dn.org.br/?p=35582

A série tem o objetivo de consolidar parcerias, apresentando temas de relevância que serão discutidos durante o Congresso. “O primeiro evento vai tratar da relação de cidades inteligentes com a água e o evento seguinte tratará de tecnologia e inovação e sustentabilidade, relacionando a internet das coisas e o saneamento. Em breve anunciaremos mais eventos”, informa Karen Juliana do Amaral, da ABES-PR.

O webinar do dia 9 de junho, quarta-feira, às 10h, terá como tema “Cidades inteligentes e sua relação com a água: o desafio da sustentabilidade das águas em Bacias Urbanas”.

A transmissão será por meio do canal do YouTube da associação. O debate tem como objetivo consolidar a parceria da ABES com o 6o. Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis (6SSS), promovido pelo IPH/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Este primeiro encontro terá a moderação de Cristhiane Michiko Passos Okawa, engenheira civil e professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e a participação dos palestrantes: Cristiano Poleto, coordenador do Mestrado Profissional ProfÁgua (UFRGS); Julio Cesar de Souza Inácio Gonçalves, professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade do Triângulo Mineiro (UFTM); e Luiz Henrique Bucco, presidente da ABES-PR.

O segundo encontro, que será no dia 6 de julho, terça-feira, terá como tema “Cidades inteligentes, internet das coisas (IOT) e saneamento: tecnologia, inovação e sustentabilidade”.  O objetivo deste encontro é consolidar a parceria com a Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), apresentando alguns temas de relevância que serão discutidos durante o Congresso da ABES de 2021.

Com moderação e palestra de Cristhiane Michiko Passos Okawa, engenheira civil, professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o debate terá a participação dos palestrantes: Paulo Spacca, presidente da ABINC – Associação Brasileira de Internet das Coisas; Aleksandro Montanha, presidente do Comitê de Cidades Inteligentes da ABINC; e Luiz Henrique Bucco, presidente da ABES-PR.

Congresso da ABES 2021

Com o tema “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”, o Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES é o mais importante evento de saneamento e meio ambiente do Brasil. Esta edição será realizada, entre os dias 17 e 20 de outubro, de forma presencial, em Curitiba, e também online, em plataforma digital exclusiva e interativa.

O evento discutirá o desafio de como tornar as cidades e comunidades inteligentes, conectadas, resilientes e sustentáveis, considerando os pilares do saneamento básico como a base para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Agenda 2030 – Organização das Nações Unidas – ONU.

Há seis décadas, o congresso apresenta, reúne, discute, planeja e integra ações de forma a vencer os desafios da universalização do saneamento, visando à proteção do meio, à saúde e bem estar de todas as pessoas, sem exclusão, por meio da participação de grandes especialistas do setor, pesquisadores, profissionais e estudantes, conectando órgãos públicos e privados, empresas e organizações sociais à ciência, pesquisa e inovação tecnológica.

O prazo para inscrever trabalhos é até o dia 7 de junho,acesse aqui: http://abes-dn.org.br/abeseventos/31cbesa/inscreva-se/

Para mais informações sobre o evento: http://abes-dn.org.br/abeseventos/31cbesa/

 

Fonte: Abes

Imagem: Divulgação

, , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.