Sempre a seu Lado – Em luta pelos animais

Animais, especialmente os de estimação, podem despertar sentimentos contraditórios nas pessoas. Muitos os consideram como membros da família, cuidam e fazem de tudo para que tenham uma vida feliz. Outros tantos são donos de animais de estimação, mas, infelizmente, de uma hora para outra pode acontecer algo que os faça abandoná-los ou mesmo causar tamanha dor a eles que até mesmo o óbito pode decorrer disso. Nos últimos anos as pessoas foram e continuam a se conscientizar que um animal de estimação ou aquele que circula pelas ruas da cidade e não tem um lar, assim como um ser humano tem sentimentos, tão fortes quanto os nossos, eles se apegam aos seus donos e sabem como ninguém demonstrar o quanto são agradecidos e nos amam.
Há três anos um grupo de mulheres apaixonadas por animais e cientes de que muitos necessitavam serem resgatados de situações de maus-tratos como abandono, perdidos, que estavam passando fome, doentes, entre tantos outros problemas, fundaram a Associação Sempre a seu Lado, que se tornou uma realidade e vem mudando a vida de muitos animais. Atualmente ela conta com cerca de 30 a 40 voluntárias que levam a sério o compromisso assumido. “A conscientização das pessoas a respeito dos animais mudou bastante na cidade. Tanto os cidadãos quanto o poder público vêm mudando seu modo de pensar e agir em relação à questão. Queremos que as pessoas entendam que não é obrigação da Associação resgatar os animais. Nosso objetivo é fazer cumprir as leis municipais, estaduais e federais”, explica Rose Mary Coser, presidente da Sempre a seu Lado.

Direitos e deveres
As redes sociais contribuem diariamente para denúncias sobre maus-tratos e todo tipo de maldade realizada contra animais, muitas com finais felizes, outras nem tanto. Uma das maiores vitórias alcançadas pela Sempre a seu Lado é ver que hoje a população e o poder público estão se tornando mais responsáveis a respeito do que devem ou não fazer. “Percebemos um aumento no número de abandono de animais, o que acreditamos deve-se a crise pela qual o país ainda passa. Mas isso não justifica o abandono de um animal que irá sofrer por deixar o convívio com sua família. Ao mesmo tempo constatamos um maior controle da natalidade, o que é imprescindível”.
Rose e as outras protetoras comemoram ainda a Lei de Maus-Tratos aprovada na Câmara Municipal e pelo prefeito Pedro Eliseu Filho, e publicada no Diário Oficial. “Com essa lei poderemos intervir junto com a Guarda Municipal em caso de maus-tratos como abandono, deixar o animal sem comida e água, espancamento, e outros, como a questão de animais puxando carroças pesadas. Muitas vezes esses equinos passam o dia todo caminhando pelas ruas sem água ou ração, estão doentes e magros. A partir de agora poderemos tirá-los dos donos que terão que pagar multa para os terem de volta. As pessoas precisam entender que a posse responsável de um animal envolve muita coisa, amor, cuidados, alimentação e lugares adequados para ficarem, levar para passear, vacinação, castração, entre outros. Pense que, um animal abandonado ou atropelado, por exemplo, é como um ser humano que você ajuda”.
A presidente lembra ainda que o Canil Municipal mudou muito com essa administração e está renovado. “Temos novamente um veterinário atendendo diariamente no local, tanto os gatos quanto os cachorros durante o dia não ficam mais presos e podem circular e brincar, foi construído um espaço para equinos e quem precisar pode ligar para o 156. Nós que cuidamos de animais e vemos tanta maldade, estamos felizes com essa conquista”.
Para as pessoas interessadas em ajudar a Associação é muito fácil. “Nós realizamos bazares com objetos que foram doados para nós, rifas, temos um salão de beleza em nossa sede, onde voluntárias atendem realizando trabalhos de cabeleireira ou manicure e pedicure, aceitamos doação de rações, medicamentos e outros. Tudo isso deve ser feito com a pessoa entrando em contato conosco pelo WhatsApp: (19) 9.9911-5554”.
Parcerias também são importantes para a Associação como com o Escritório Contábil Beteghelli e a Gráfica Topázio. “Temos ainda clínicas veterinárias que fazem preços especais para nós e são de grande ajuda como a Animal Planet Hospital Veterinário, Agro Luna, Animalis, Qualivet e Galera Animal”.

Importante conquista
Criada em 2007, a Nota Fiscal Paulista (NF-P) foi criada para aumentar o controle do governo do estado de São Paulo sobre o faturamento das empresas, com o objetivo de diminuir a sonegação de impostos. Ou seja, o governo, com sua emissão tem todas as informações sobre o quanto a empresa recebeu por determinada venda e quanto está saindo de troco. Ainda há muitas pessoas que não solicitam a Nota Fiscal Paulista, por receio ou por não ter o hábito.
A partir de agora os ararenses que solicitarem a NF-P estarão contribuindo para ajudar a Sempre a seu Lado. Basta baixar o aplicativo da Nota Fiscal no celular, se cadastrar e seguindo o passo a passo realizar a doação do dinheiro direto para a Associação. “Conquistamos essa vitória porque temos três anos de existência e o CNPJ, assim pudemos nos cadastrar para receber a fiscalização da Receita Federal e dos órgãos cabíveis e fomos aprovados por eles. Sendo assim nos tornamos aptos a receber essa doação. Ela será a primeira receita efetiva que a Associação terá. O que será de grande ajuda para nós porque temos um gasto mensal de cerca de R$ 13 mil com os 26 animais hospedados em casas de pessoas que são pagas para esse trabalho, os cerca de 120 gatos e 40 cachorros comunitários, entre outros gastos necessários. Desde já agradecemos a todos que ajudarem a Sempre a seu Lado através desse gesto de amor e preocupação com a situação dos animais sob a nossa responsabilidade”, finaliza Rose.

Essa matéria é patrocinada por:
Animal Planet Hospital Veterinário – Dr. Paulo Corte Neto

CNPJ: 21.245.225/0001-88
WhatsApp: (19) 9.9911-5554
Facebook: Sempre a seu Lado

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.