A nova plataforma de gestão cultural de Goiás, conhecida como Baru 2.0, será oficialmente apresentada em um evento no Cine Cultura nesta quarta-feira, 21 de janeiro, às 9h. A Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult Goiás) convida produtores, artistas e interessados em cultura para conhecer as inovações trazidas pelo sistema, que promete aumentar a eficiência e transparência na gestão de editais e projetos culturais.
O Baru 2.0 é uma atualização do sistema de inscrição e supervisão de projetos culturais, e será utilizado para processos relacionados a todos os editais da Secult Goiás, incluindo o Programa Goyazes, além de seleções extras ligadas ao Fundo de Arte e Cultura (FAC) e à Política Nacional Aldir Blanc. A plataforma permitirá a submissão de propostas, avaliações e divulgação de resultados de maneira integrada.
Segundo a secretária do estado da Cultura, Yara Nunes, essa modernização representa um avanço crucial para a política cultural em Goiás. Nunes afirma que o Baru 2.0 traz um modelo administrativo mais ágil e transparente, promovendo uma relação mais clara entre o governo e entidades culturais. “A nova plataforma é fruto de um contínuo processo de escuta, visando otimizar a comunicação e a eficiência desse setor”, destaca a secretária.
Uma das principais mudanças no Baru 2.0 é a forma de acesso à plataforma. Ao contrário da versão anterior, que exigia um login específico, a nova versão será acessível através do Portal Expresso, que integra diversos serviços do Governo de Goiás. Com autenticação via gov.br, o sistema oferece maior segurança e integração com outros recursos disponíveis.
A atualização também foca em melhorar a orientação aos proponentes durante o preenchimento de formulários. O Baru 2.0 automatiza processos de cálculo e validação normativa, orientando claramente se o preenchimento deve ser feito manualmente ou em formato digital (PDF). Isso visa reduzir a incidência de erros comuns durante o envio de propostas.
Além disso, a planilha orçamentária foi aprimorada para incluir cálculos automáticos e validações que minimizam retrabalho. A nova plataforma também permite a modificação da taxa de captação e a indicação automática da taxa de divulgação, que deve respeitar um percentual mínimo de 5% do total da proposta.
Outra inovação é a validação automática dos valores propostos, que garante que as inscrições somente sejam concluídas após a correção de todas as inconsistências. Dessa forma, o Baru 2.0 assegura um processo de inscrição mais seguro, eficiente e transparente.
Serviço:
Lançamento da Plataforma Baru 2.0
Data: Quarta-feira, 21 de janeiro
Horário: 9h
Local: Cine Cultura (Centro Cultural Marieta Telles Machado – Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 2 – Centro, Goiânia – GO)
