Saúde alerta população para intensificar cuidados de combate à dengue

A Prefeitura de Araras reforça o alerta para que a população intensifique cuidados para a prevenção da dengue, especialmente, nesta época do ano em que as chuvas são mais frequentes e a possibilidade de acúmulo de água em objetos descartados de forma incorreta é maior. Esses objetos podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, que, além da dengue, pode transmitir também doenças como a chikungunya e o zika vírus.

O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso, a população deve se atentar para não deixar água armazenada em locais que possam se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, caixas d’água, garrafas plásticas, pneus, piscinas sem uso e/ou manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

As ações de combate ao mosquito são realizadas pelas equipes do Setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, durante todo o ano, e envolvem vistorias de imóveis em pontos estratégicos, onde há aglomerados de criadouros e onde as equipes verificam que há grande circulação de pessoas. Além disso, ações educativas também são realizadas em escolas, empresas e espaços públicos.

“Trabalhamos todos os meses do ano para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, a doença na cidade. Apesar disso, continuamos encontrando muitas larvas nas residências e estamos preocupados com a situação. A população precisa colaborar e ficar atenta às orientações para evitar a proliferação desse mosquito, que causa tantos problemas”, explicou a coordenadora de endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.

De janeiro a 18 de dezembro, Araras registrou 644 casos de dengue. Os meses com maior transmissão foram março, abril, maio e junho, porém, casos positivos foram registrados em todos os meses.

Como evitar a proliferação do mosquito:
Mantenha a caixa d’água fechada
Coloque areia nos pratos de plantas
Não deixe objetos que possam acumular água expostos
Mantenha as calhas limpas
Seja consciente com seu lixo

Fonte: Secom/Prefeitura de Araras

,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.