Sarampo: Dia D de vacinação para crianças acontece amanhã

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo continua em Araras. Amanhã (19), a Secretaria da Saúde realiza o Dia D de vacinação contra a doença para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, nas seis salas de vacinação da rede municipal.

As salas de vacinação do PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada), Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros) e PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes) funcionarão das 8h às 17h neste sábado.

Este ano, por determinação do Ministério da Saúde, a Campanha foi dividida em duas fases: uma para crianças e outra para adultos. Na primeira etapa, que acontece até o dia 25 de outubro, os postos de saúde vão aplicar vacinas em crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Já na segunda etapa, que será realizada entre os dias 18 e 30 de novembro, a vacinação é voltada para adultos de 20 a 29 anos de idade. No dia 30 de novembro (sábado), também haverá um Dia D de vacinação para essa faixa etária.

De acordo com o Ministério da Saúde, os dois grupos foram selecionados devido à alta incidência da doença nessas faixas etárias.

Além disso, as salas também funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h45, no PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 1), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada) e Centro de Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros). No PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes), as vacinas são aplicadas até as 15h30 por conta da logística de armazenamento das doses.

É importante ressaltar que apesar de, em 2019, a Campanha acontecer durante os meses de outubro e novembro, a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba está disponível em todos os postos de saúde durante todo o ano. Somente em agosto, por conta do surto da doença no Estado de São Paulo, mais de 5 mil doses de vacina contra o sarampo foram aplicadas em Araras.

Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica de Araras, 5 casos de sarampo foram confirmados este ano na cidade – três deles são autóctones e dois importados. Todos os pacientes estão fora do período de contágio e foram feitas ações de bloqueio, previstas no protocolo do Ministério da Saúde, para impedir que a transmissão da doença.

Mais informações sobre a vacinação podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3543-1522.

 

Fonte: Secom/Prefeitura de Araras

,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.