Na noite desta quinta-feira, 24 de julho, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, recebeu uma delegação de embaixadores e representantes de várias nações do Sudeste Asiático no Paço Municipal. O encontro teve como propósito apresentar as potencialidades da capital goiana na atração de investimentos em setores fundamentais, como educação, turismo, agricultura, pecuária e tecnologia. Estiveram presentes comitivas de países como Camboja, Indonésia, Myanmar, Tailândia, Vietnã e Timor-Leste.
Durante sua apresentação, Mabel enfatizou que Goiânia é uma cidade acolhedora e segura. “Os turistas asiáticos serão muito bem recebidos. Goiás possui índices de criminalidade bastante reduzidos, resultado do trabalho conjunto entre o governo do estado e as forças de segurança”, declarou, ressaltando o compromisso da cidade com segurança pública.
O prefeito também demonstrou entusiasmo com o potencial de eventos culturais orientais a serem realizados na cidade, além de destacar as oportunidades nos parques industriais da Grande Goiânia, que podem abrigar projetos piloto na área de tecnologia. Esse movimento visa incrementar relações comerciais entre os países presentes.
“Temos várias indústrias na Região Metropolitana de Goiânia que buscam parcerias para inovação tecnológica e ampliação do mercado para seus produtos. Estamos abertos a mais reuniões para explorar as oportunidades de negócio em nossa região”, afirmou Mabel.
Espírito empreendedor
O embaixador do Camboja, Nguon Hong Prak, elogiou o espírito empreendedor dos goianienses, observado em sua visita à fábrica da JBS. Ele frisou a disposição para diálogo e a troca de ideias em diversas áreas visando uma futura cooperação internacional. “Essa experiência nos inspirou a fomentar nossas relações. Estou muito aberto para conversarmos sobre projetos nos setores de agricultura, energia sustentável e mais”, disse.
Por sua vez, Aung Kyaw Zan, embaixador de Myanmar, manifestou interesse em discutir novas propostas de parcerias. “Estamos aguardando algumas sugestões e trabalhamos em outras já apresentadas. Este dia foi enriquecedor e espero dialogar mais sobre nossa futura cooperação”, comentou.
O embaixador da Indonésia, Edi Yusup, destacou a significância da relação com o Brasil e seu interesse na cooperação em assuntos farmacêuticos. “Estamos abertos a desenvolver um caminho promissor no comércio de produtos farmacêuticos com empresas de Goiás”, acrescentou.
Fotos: Alex Malheiros
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
A reunião reflete o esforço contínuo da Prefeitura de Goiânia em fortalecer laços internacionais para impulsionar a economia local. O evento não apenas abre portas para futuros investimentos, mas também para o intercâmbio cultural entre as nações presentes. Explore mais sobre as iniciativas de desenvolvimento em Goiânia e fique por dentro das oportunidades que a cidade tem a oferecer.