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Cidades

Sandro Mabel apresenta projeto do novo Anel Viário de Goiânia

Por Clecio Ramos25 de junho de 2025Nenhum comentário3 Mins Leitura
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Sandro Mabel apresenta projeto do novo Anel Viário de Goiânia
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Obra terá 44 km de extensão e investimento de R$ 948 milhões para desafogar trânsito da BR-153 e melhorar mobilidade urbana na Região Metropolitana


A Prefeitura de Goiânia anunciou um dos maiores projetos de infraestrutura viária dos últimos anos. Em reunião realizada nesta terça-feira (24/6), no Paço Municipal, o prefeito Sandro Mabel (União Brasil) apresentou oficialmente o projeto do novo Anel Viário de Goiânia, que contará com 44 quilômetros de pista dupla e investimento estimado em R$ 948 milhões. O objetivo é retirar o tráfego pesado da BR-153, desafogando o trânsito em áreas urbanas e melhorando a mobilidade em toda a Região Metropolitana da capital.

“Essa é uma obra importante para toda a região. Hoje, quase o dia inteiro, a BR-153 está congestionada. A nova via vai de Goianápolis até Hidrolândia, passando por Senador Canedo, Goiânia e Aparecida de Goiânia”, detalhou o prefeito.


Projeto estruturado e com apoio federal

A proposta já foi aprovada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e contará com recursos federais. A licitação será realizada por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), permitindo a execução do projeto executivo e da obra em um mesmo processo. A previsão de início das obras é para o primeiro trimestre de 2026.

Segundo Mabel, a obra é uma demanda antiga. “Desde 1995, no governo Fernando Henrique, já se falava do contorno Noroeste. Agora temos condições políticas e técnicas para tirar esse projeto do papel”, afirmou.


Estrutura robusta e pavimento durável

O traçado contará com mais de 30 obras de arte especiais, como viadutos e pontes, totalizando 3.320 metros de extensão, além de 11 interconexões e 11 passagens de nível sem conexão. A estrutura será construída com pavimento rígido nas vias expressas, o que proporciona maior durabilidade e menor custo de manutenção.

O Volume Médio Diário (VMD) estimado para 2035 é de 21.844 veículos, aliviando o fluxo de veículos pesados que atualmente cruzam bairros residenciais de Goiânia como se fossem vias urbanas.


Colaboração entre esferas de governo e setor privado

Durante o evento, o prefeito explicou que as desapropriações e a atualização dos licenciamentos ambientais contarão com apoio do Governo de Goiás e da iniciativa privada. “Vamos pedir ao governador Daniel Vilela que destaque uma equipe para acelerar o processo. O licenciamento já existe, só precisa ser atualizado”, pontuou Mabel.

O Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Secov-GO) se comprometeu a viabilizar 100% das desapropriações sem custo para o poder público.


Apoio político e previsão de entrega

O projeto recebeu apoio de lideranças estaduais e federais, incluindo o vice-governador Daniel Vilela (MDB), que reforçou a prioridade da obra. “É um projeto estratégico para o país, conectando o Norte ao Sul. Goiás não pode esperar outra concessão. É preciso agir com rapidez”, disse.

O deputado federal Rubens Otoni (PT) destacou que a aprovação do projeto no DNIT foi um avanço importante. Já o deputado José Nelto (União Brasil), relator do Orçamento da União para infraestrutura, garantiu os recursos necessários para iniciar a construção.

Impacto regional

Com previsão de entrega em até três anos após o início dos trabalhos, a expectativa é que a obra traga impactos imediatos na mobilidade urbana, especialmente em Goiânia e Aparecida. “Vai permitir que as cidades respirem, que a BR-153 volte a ser uma rodovia funcional e que a qualidade de vida da população melhore significativamente”, finalizou Mabel.

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