Saiba como recuperar a saúde dos fios danificados

Há dezenas de fatores que prejudicam a estrutura dos fios deixando-os ressecados, quebradiços, com o aspecto fraco e sem brilho. Alguns dos agentes causadores mais agressivos aos cabelos são a exposição ao sol, a poluição eminente e as químicas utilizadas em alisamentos e colorações. Dessa forma, a desnutrição capilar pode acontecer em todos os tipos de cabelos, especialmente em estações do ano mais frias e secas.

O processo de recuperação dos fios deve começar na hora da lavagem; a hairstylist e visagista do salão Maison Rocha, Rosângela Rocha, explica como. “O primeiro passo deve ser na escolha de um shampoo específico para o problema e para o tipo de fio. Com o shampoo ideal e de pH neutro, as cutículas dos cabelos ficarão preparadas para receber o tratamento adequado”, explica. Há também certas mudanças de hábitos que ajudam nesse processo, por exemplo sempre lavar os cabelos em água morna ou fria, e realizar hidratação uma vez na semana.

O ressecamento e quebra dos fios geralmente acontece quando o couro cabeludo resseca. Com o couro ressecado, os fios tendem a ficar sem viço e tensionados. “Um couro cabeludo ressecado pode gerar muita coceira, o que causa um certo incômodo na pessoa. Para tratar, basta manter os fios hidratados, ter cuidado ao tratar os cabelos e usar produtos que ajudem a manter o couro limpo e nutrido”, afirma Rosângela.

A parte mais importante de todo o processo de recuperação é saber identificar o fundamento do ressecamento e quebra dos fios e assim fazer uso de séruns, condicionadores e leave-in. O uso de máscaras caseiras também podem ser grandes aliados no tratamento, como sumo de abacate, que contém 70% de gorduras monoinsaturadas, além das vitaminas A, B, C e E, que juntas formam um incrível composto nutritivo aos cabelos. Outras boas opções são misturas de mel ou banana com leite, que devolvem o brilho e força ao bulbo capilar.

 

Fonte: Rosângela Rocha –  Maison Rocha

,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.