Saiba como prevenir o ressecamento dos cachos

A temporada dos cachos ganhou força nos últimos anos e muitas pessoas deram “adeus” aos procedimentos químicos nos cabelos. Porém, mesmo após o processo de transição capilar e dos cachos de volta, a hidratação constante não pode ficar em segundo plano. Isto porque os fios cacheados são mais secos e quebradiços devido a baixa concentração de umidade nas cutículas, e assim podem quebrar mais facilmente.

Em estações mais frias e com ventos fortes, os cabelos cacheados tendem a gerar mais frizz – que é quando os fios estão extremamente secos e desalinhados – e dobram seu volume, ficando mais propensos a quebrar e até mesmo a machucar a raiz. Para cuidar dos fios nesse período, o ideal é investir na hidratação e na umectação, como explica a hairstylist do salão Maison Rocha, Rosângela Rocha. “A hidratação é o coringa dos fios cacheados. Mantê-los sempre hidratados com máscaras apropriadas para o tipo do cacho e aliar á umectação garante que os fios tenham força e pesem, ficando livres do frizz”, pondera.

Para ela, outro ponto importante é a lavagem. “Os cabelos cacheados por não serem oleosos, não necessitam de uma lavagem diária, pois isso fará com que os fios ressequem cada vez mais, deixando as cutículas dos cachos expostas á poluição e danos externos. O recomendado é que os fios sejam lavados a cada dois dias”, aconselha Rosângela.

O exagero também pode ser um problema grave aos cachos. Pelo mesmo motivo de serem mais frágeis, eles também possuem mais porosidade, dependendo de seu tipo de formação. Sendo assim, o uso exagerado de máscaras e óleos pode não ser saudável aos fios, pois encharca a raiz e pode induzir a caspa, seborreia e queda de cabelo. Então é preciso ter cuidado e dosar bem os produtos. Seguindo as dicas e orientação certa, os cachos saudáveis e vistosos continuarão fortes em qualquer estação.

Fonte: Rosângela Rocha – Salão Maison Rocha

,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.