Saema pede a população que faça uso consciente da água

Evitar o desperdício é essencial nos períodos de estiagem para garantir o abastecimento de água com qualidade no município

Muitos municípios já sofrem com o período de estiagem e a falta de chuvas faz com que os reservatórios comecem a secar e o abastecimento seja prejudicado. Em Araras, o Saema registrou apenas 7 milímetros de chuva em junho e, no mês de julho, não choveu sequer o suficiente para ser registrado pelos pluviômetros.

Apesar da falta de chuva, os reservatórios estão operando com 93% da sua capacidade. “Todos estão cheios, pois estamos realizando um trabalho intenso de manutenção e conscientização desde o início de 2017”, comenta o presidente do Saema, Rubens Franco Junior. Porém, não basta apenas a manutenção dos reservatórios para que a cidade permaneça abastecida, o desperdício de água ainda é o grande vilão no município que utiliza cerca de 46 milhões de litros por dia.

Represa Hermínio Ometto com 93% de sua capacidade.

“Ainda encontramos em Araras muitas pessoas lavando calçadas com água tratada. Infelizmente, o uso da mangueira para lavar carros também é constante e o desperdício precisa acabar”, diz Franco Junior.

Para evitar o desabastecimento, além da fiscalização, o Saema promove visitas constantes na Estação de Tratamento de Água da autarquia. Alunos de todas as escolas são convidados a conhecer os processos de tratamento de água e a assistir a uma palestra sobre o uso consciente da água. “Esperamos com isso conscientizar cada vez mais pessoas, fazendo com que percebam a importância desse nosso recurso que é a água, e que entendam que é um bem finito, ou seja, pode acabar a qualquer momento. Por isso, com nossas ações, tentamos disseminar a ideia do uso racional da água”, diz Franco Junior.

Uniararas em visita à Estação de Tratamento de Água do Saema.

Além das visitas, o Saema utiliza as mídias locais para propagar mensagens e dicas sobre o uso consciente como rádios, jornais, TV’s e mídias sociais.

Ilustração de material impresso de divulgação de período de estiagem (material disponível no Saema).
Ilustração de material impresso de divulgação de dicas de uso consciente de água (material disponível no Saema).

Para realizar uma visita na Estação de Tratamento de Água do Saema, ou solicitar palestras e materiais de divulgação sobre o uso consciente da água, entre em contato pelo telefone (19) 3543 55 00 ou pelo e-mail: [email protected]

 

Fonte: Saema

, ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.