Rotary Clubs divulgam importância da vacina

Com o slogan “Vacinas funcionam. O Rotary acredita no poder da informação e no combate a doenças”, os Rotary Clubs do Brasil iniciaram a divulgação da Campanha #InformaçãoSalvaVidas, que tem como objetivo reforçar o compromisso de uma das maiores organizações sem fins lucrativos no mundo em combater as fake news e difundir informações embasadas cientificamente sobre a Covid-19.

Todo o material foi concebido e desenvolvido com base em evidências científicas chanceladas pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), a agência da Organização Mundial de Saúde para as Américas (www.paho.org).

“Nosso eixo é a informação segura, o apoio à imunização e a visibilidade de projetos e ações dos Rotary Clubs do Brasil durante a pandemia”, explica o jornalista Rafael Faria, associado do Rotary Club de Arara Alvorada.

Faria lembra que o combate a doenças há muito tempo é uma das áreas de enfoque para projetos do Rotary e os resultados em três décadas de trabalhos de imunização por todo o planeta no enfrentamento da poliomielite são a grande prova disso. “A End Pólio Now é a nossa campanha mundial contra a paralisia infantil, desenvolvida desde meados dos anos 1980. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio e, no Brasil, a doença foi erradicada em 1989”, completa.

Agora o foco também está na Covid. O material, que pode ser replicado pelos veículos de comunicação, e também pela comunidade, pode ser encontrado no site www.informacaosalvavidas.com.br. No conteúdo, além das artes oficiais da campanha, é possível encontrar mitos e verdades e perguntas frequentes sobre a Covid-19.

Alvorada contra a Covid

Desde o início da pandemia os companheiros do Rotary Club de Araras Alvorada se viram envolvidos em ações, nas mais diversas frentes. “Inicialmente criamos uma ‘vaquinha virtual’ para ajudar a Santa Casa na compra de respiradores. Depois, com recursos do fundo do Rotary no Brasil, doamos alguns insumos para profissionais na linha de frente da Secretaria Municipal de Saúde”, relembra Rafael.

Neste tempo, o Alvorada também organizou a confecção de máscaras Face Shield e conseguiu a testagem dos moradores do Asilo “Nossa Senhora do Patrocínio”. Mas, entre as ações de maior destaque, e que seguem ativas, estão a “Vacina Solidária”, que recolhe alimentos durante o dia-a-dia da vacinação, e o resgate da campanha “Araras Sem Fome”.

No primeiro caso os alimentos são distribuídos para assistidos do Fundo Social de Solidariedade. Já a Araras Sem Fome é realizada em parceria com outros clubes de serviços e dá apoio, principalmente, para entidades assistenciais que viram, nestes tempos de pandemia, seus estoques de alimentos diminuírem.

Missão do Rotary

Uma das organizações sem fins lucrativos mais antiga e com maior capilaridade no mundo, o Rotary tem mais de 1.2 milhão de voluntários organizados em aproximadamente 35.000 Rotary Clubs em 200 países e regiões geográficas do mundo. No Brasil, mais de 2 mil clubes realizam um trabalho que gera impacto positivo tanto em nível internacional quanto local.

O primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago, nos EUA, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios: o engenheiro Gustav Loehr, o alfaiate Hiran Shorey e o comerciante Silvester Schiele. Eles almejavam que profissionais de diferentes setores pudessem compartilhar ideias e fazer amizades duradouras.

Com o tempo, o Rotary ampliou gradativamente seu alcance e visão, promovendo uma campanha mundial de erradicação da poliomielite (paralisia infantil). A instituição, que é patrocinada exclusivamente por doações, acumula um longo histórico de trabalhos sociais, suprindo necessidades de comunidades em todo o mundo.

O objetivo da instituição é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, unindo voluntários na prestação de serviços humanitários, promovendo valores éticos e a paz internacional.

Quer saber mais?

Sobre o Rotary: www.rotary.org/pt

Sobre o Rotary Club de Araras Alvorada: www.rotaryclubdeararasalvorada.com.br

Contra a Covid: www.informacaosalvavidas.com.br

Araras Sem Fome: www.ararassemfome.com.br

 

Fonte: Rotary Club de Araras Alvorada

, , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.