Revista Expressão 157: Romildo Borelli – uma vida de compromisso com Araras

Conhecido como Baiano da Farmácia, Romildo Borelli encontra na vida pública a sua missão em ajudar as pessoas e colaborar com o desenvolvimento de Araras

Romildo Borelli, mais conhecido como Baiano da Farmácia, nasceu dia 06 de agosto de 1960 e é filho de Arlindo Borelli (in memorian) e Cacilda Leite Borelli. Ele cresceu na cidade de Araras ao lado de três irmãos com quem desde os sete anos de idade começou a trabalhar para auxiliar os pais no sustento da casa. Romildo diz que sua família tinha uma vida simples e humilde, na qual seu pai era pedreiro e ele, juntamente com os irmãos, vendia verduras e salgadinhos pelas ruas da cidade.

Depois de passar por essa experiência profissional desde bem jovem, no ano de 1970 começou a trabalhar na Farmácia Aquarius que pertencia ao senhor Norival Vieira (in memorian) e ao senhor José Pedro Fernandes, com quem aprendeu boa parte dos conhecimentos sobre o ramo farmacêutico e do empreendedorismo e que são pessoas pelas quais tem imensa consideração e carinho. Nesse período, Romildo buscou se aperfeiçoar na área da saúde e ingressou no Curso Técnico de Enfermagem no Colégio Monsenhor Quércia (Canossianas).

Com a intenção de se aprofundar ainda mais nesse segmento, fez também Curso de Auxiliar de Farmácia e Técnico em Farmácia, além de cursar Biologia por dois anos e, por último, graduou-se como Gestor de Saúde. Em seu extenso currículo, também traz a sua participação no TG 02-053, momento de sua vida que aborda com muito orgulho e, então, decidiu abrir o seu próprio empreendimento, a Farmácia Cooper.

Iniciou-se então a trajetória do Baiano da Farmácia, agora como empreendedor, uma posição em que ele se saiu muito bem, afinal a sua farmácia é uma das mais conceituadas, tradicionais e conhecidas na cidade de Araras. Toda essa experiência de longos anos à frente de seu negócio lhe deram base administrativa para seus projetos futuros. Fundamentado em oferecer um serviço de qualidade, na Drogaria Cooper, como é chamada atualmente, tem como propósito prestar um atendimento de excelência, característica que ele e sua equipe carregam ao longo de toda essa história de trabalho pautado em credibilidade e transparência.

Por isso, Romildo desde sempre buscar fazer a diferença na vida das pessoas seja por intermédio de seu empreendimento ou através de sua vida pessoal, tornando-se alguém que age em favor da população ao investir na educação e na saúde, áreas que precisam tanto de atenção e de profissionais experientes que atuem em seu favor. “Acredito que todos nós viemos a esse mundo para servir, sermos úteis, prestar serviços, transferir conhecimentos e trabalhar para o desenvolvimento do todo”.

Foi nesse contexto que Romildo se tornou diretor superintendente do Hospital Municipal “Elisa Sbrissa Franchozza”, atual UPA, permanecendo no cargo durante um ano e quatro meses.

A vida pública
E no seu propósito de ir além e colaborar ainda mais com o desenvolvimento da população por meio da educação e da saúde, Baiano da Farmácia concorreu às eleições municipais como vereador na cidade de Araras no ano de 2005, elegendo-se com 1428 votos. “Confesso que a missão de ser vereador não é nada fácil, mas é gratificante poder colaborar para o desenvolvimento da cidade que tanto amo e pela população que tenho tanto carinho, visto que é aqui que mora a minha família, onde desenvolvi os meus negócios e a cidade em que quero investir a cada dia para se tornar um lugar melhor para toda a sociedade ararense”.

Nas últimas eleições municipais que aconteceram no ano de 2016, Romildo foi reeleito com 1119 votos, sendo o 9º vereador mais bem votado na cidade. No ano passado, foi convidado pelo Prefeito Rubens Franco Júnior e pelo Vice-prefeito Carleto Denardi para assumir o cargo de Secretário Municipal de Saúde, tarefa que aceitou de prontidão. “É um desafio diário estar à frente da Secretaria de Saúde, mas devido a minha experiência na área consigo conduzir tranquilamente e, é claro, conto com um imenso apoio da administração, o que facilita e muito o meu trabalho”.

Amor por sua missão
Profissional da Saúde, Empreendedor, Político e casado com Maria Augusta Pasquotti Borelli com quem têm três filhos, Audrey, que é Farmacêutica Pós-graduada em Oncologia, Yêda, Engenheira Ambiental, e Havyner, Engenheiro Mecânico. Ele tem em sua família o suporte necessário para seguir em frente e alcançar seus objetivos, descrevendo-os como o que há de mais importante em sua vida.

Como político, Romildo sabe da responsabilidade que carrega consigo e da transparência que precisa ter para lidar com as tarefas do seu cotidiano. Por esse motivo chegava cedo na Secretaria de Saúde todos os dias e não media esforços para buscar melhorias que realmente sejam efetivas porque mais do ter um cargo público sabe da relevância que tem realizar um trabalho bem feito e estrategicamente planejado e é esse o seu objetivo, sempre fazer a diferença de maneira positiva para a população de Araras por intermédio de seu trabalho e de suas ações.

“Sempre atendo à população com presteza, cumprindo minhas obrigações. Dessa forma, aproveito para agradecer a confiança a mim depositada, pois é grande a minha responsabilidade em representar o povo ararense e estar à frente de uma pasta tão importante como a da saúde, mas tenho convicção que dou o meu melhor, pois acordo todos os dias disposto a isso e continuarei tendo essa atitude até o final da minha vida”. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.