Revista Expressão Edição 156: benefícios dos chás e infusões

Os chás, em seus mais diversos sabores, são ótimas fontes nutricionais para nossa saúde. Descubra os principais benefícios de alguns deles.

Não é de hoje que a “lista de benefícios” dos chás e infusões integra a dieta alimentar de muitas pessoas, especialmente das que buscam hábitos mais saudáveis para o dia a dia. Com receitas clássicas e renovadas, essas bebidas são lembradas pelas suas vantagens terapêuticas.

Dentre os inúmeros tipos, versões, sabores e combinações dessa bebida, quais são os seus principais benefícios para o bom funcionamento do nosso corpo? Sempre associados à paz, equilíbrio e relaxamento mental, o consumo regular dessas iguarias também é ótima alternativa para manter o organismo ativo e a pleno vapor.

Seja bebido quente ou frio, o consumo de chá traz vantagens incríveis para o corpo. Feitos à base de ingredientes naturais como plantas, ervas e flores comestíveis, além de frutas e especiarias, essas bebidas são fontes de agentes antioxidantes poderosos, que protegem muito o organismo, prevenindo diversas doenças e enfermidades. Além disso, alguns contém ingredientes termogênicos, que ativam as reações do metabolismo auxiliando no emagrecimento com saúde; ajuda na melhora da pressão arterial, no aumento do sistema imunológico, na prevenção de câncer, entre outros benefícios.

Veja abaixo alguns tipos de chás e infusões, dos mais aos menos conhecidos no dia a dia, e suas principais funções em nosso organismo:
– Chá verde: “Metabolismo – não é a toa que esse tipo de chá é número um em dietas para o emagrecimento natural e saudável. O chá verde, por conter ingredientes “termogênicos”, ajuda a ativas as nossas reações metabólicas, fazendo com que o nosso organismo responda melhor e distribua corretamente os alimentos ingeridos.

– Chá de canela: “Diabetes” – tão bebidos nas praias do Brasil, em particular no sul, como o chimarrão, é uma alternativa interessante para a alimentação de pessoas diabéticas. Isso se deve ao fato de seus ingredientes terem elementos que ajudam no controle glicêmico, ou seja, equilibram os níveis de açúcar no sangue.

– Chá de erva-cidreira: “Estresse”: Todos os chãs são, naturalmente, ótimos calmantes, mas, o feito à base erva-cidreira é um dos mais potentes para relaxar a mente e o corpo. Esse tipo de chá é considerado “fitoterápico”, ou seja, funciona como um autêntico remédio para combater o estresse.

– Chá de Gengibre: “Digestivo e anti-inflamatório” – Para quem sofre com gastrite e problemas intestinais, o chá de gengibre é um ótimo companheiro. Seus nutrientes auxiliam na secreção da bile, feita pela vesícula biliar, facilitando a digestão de gorduras e evitando sobrecargas no fígado.

– Chá de hortelã: “Inchaço” – Um dos mais refrescantes tipos de chás, muito consumido em épocas de verão e climas mais quentes, o chá de hortelã possui propriedades diuréticas incríveis, diminuindo os inchaços do corpo.

– Chá de Hibisco: “Diurético e termogênico” – O delicioso chá de hibisco é uma ótima fonte para eliminar a retenção de líquidos no corpo. Sua capacidade diurética faz com que provoque maior vontade de urinas, auxiliando, assim, a limpeza do organismo e, por consequência, na ajuda do corpo em processos como o emagrecimento mais rápido, saudável e natural.

– Chá branco: “Antienvelhecimento” – Um dos tipos e chás mais consumidos no mundo, o chá branco pode ser considerado uma deliciosa “fonte da juventude”. Por ser rica em nutrientes antioxidantes, a bebida é capaz de limpar o organismo de toxinas e rejuvenescer naturalmente o corpo.

– Chá de Camomila, Melissa, Passiflora e Malungu: “Insônia” – Essa combinação é uma ótima alternativa para acalmar pessoas mais energéticas. Os elementos dessas plantas são relaxantes e, até mesmo, ligeiramente sedativas, que ajudam a tratar problemas de insônia e ansiedade excessiva.

Marcela Furlan Daniel
Nutricionista Especialista em Nutrição Esportiva
CRN3 – 28378
Rua Vereador Cesário Coimbra, 230 –  Centro
(16) 98816-6917 – WhatsApp

Empório Peccinatti
Rua Tiradentes, 80, Centro – Araras/SP – Ed. Terezinha Ulson (Térreo)
(19) 3352-0096
(19) 99134-3494
Facebook: Empório Peccinatti

Para saber mais adquira a edição 156 da Revista Expressão.
Adquira a sua na Agência Feres ou entre em contato conosco!
(19) 3544-8779 / (19) 99299-2057

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.