Revista Expressão Edição 156: Avós e netos – um vínculo de amor sem medida

Com o nascimento de um neto, os avós se tornam pais em dobro, muitos dizem que a preocupação aumenta e o coração se volta totalmente para a criança que acabou de nascer. Ao longo dos anos, a convivência entre os avós e netos pode ser muito benéfica para ambos os lados por ser uma relação de amor autêntico e de recíproca aprendizagem.

Os mais velhos podem passar seus conhecimentos e experiências aos mais novos, contar suas histórias e compartilhar das mais variadas situações que vivenciaram ao decorrer dos seus dias, já os netos podem transmitir a realidade atual aos avós, possibilitando uma nova percepção do mundo com as mudanças relacionadas à tecnologia e tudo mais que o dia a dia traz de novidades.

Segundo um estudo realizado em 2016 pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, os avós com a mente saudável aumentam as chances de sobrevivência dos netos porque se tornam capazes de transmitir a eles seus conhecimentos e habilidades. Reforçando essa teoria, os estudiosos procuraram e conseguiram identificar em vários genes mutações relativamente novas que protegem contra doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, que costuma aparece em pessoas idosas. Então, sim, o relacionamento entre avós e netos é benéfica e até a ciência comprova isso.

Ao passarem tempo juntos, essas duas gerações podem acrescentar muito uma a outra, o sentimento de acolhimento faz com que os netos se sintam seguros e encontrem nos avós um porto seguro e criem uma afetividade familiar, o que ajuda a se identificarem com suas raízes e formarem a sua personalidade e faz com que se tornem mais carinhosos, gentis e bondosos.

Como os avós passam diversos conhecimentos aos seus netos, a aprendizagem transmitida sobre as tarefas do dia a dia, como por exemplo, cozinhar, torna-se prática e prazerosa. E, ao realizar essas atividades juntos, os vínculos afetivos se fortalecem e se cria uma memória afetiva que durará para sempre.

Nos dias atuais, a distância geográfica não é mais desculpa para não conseguir se relacionar com as pessoas, afinal a tecnologia possibilita que sem muitas dificuldades, com algumas exceções, é claro, seja possível se comunicar com quem se desejar em qualquer lugar do mundo. Por isso, mesmo que não exista a possibilidade de avós e netos se verem pessoalmente, também podem conversar por intermédio da internet. Este é um maravilhoso presente para quem mora distante e não consegue visitar os familiares com frequência.

Não importa se for virtualmente ou pessoalmente, o relacionamento entre avós e netos é especial em proporções inexplicáveis, pois envolve o sentimento mais puro que é o amor, e ele vem acompanhado de carinho, atenção, cuidado e compartilhamento de experiências que se tornam únicas quando divididas entre pessoas que se amam e tem um vínculo tão valioso como o que acontece entre os avós e netos ao longo da vida.

Para saber mais adquira a edição 156 da Revista Expressão na Agência Feres ou entre em contato conosco!
(19) 3544-8779 / (19) 99299-2057

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.