Revista Expressão 157: UNAR – Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”: educação para mudar o mundo

Com quase 50 anos desde a sua fundação, o UNAR – Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” já formou milhares de profissionais ao longo de sua história

A faculdade de Ciências e Letras de Araras nasceu do sonho de um grupo de professores em 1971, mas o UNAR – Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” nasceu em 2004 pelo projeto do Dr. Edmundo Ulson, que se consolidou e cresceu com Terezinha Ulson, sua esposa, que era reitora na época e estava à frente da Instituição Atualmente, seus filhos que a administram e dão continuidade a este projeto de tamanho sucesso, levando conhecimento para todo o Brasil.

A história
Quando foi fundada, contava com apenas dois cursos, Letras e Educação Artística. Com o passar do tempo, a estrutura foi aumentando e mudanças foram ocorrendo, até que apenas dois dos fundadores ficaram à frente da instituição, o casal Maria Terezinha Pires Barbosa Ulson e Edmundo Ulson.

Ambos são conhecidos por terem a iniciativa de ir além na expansão e divulgação do conhecimento e por suas respectivas colaborações na área da Educação. Dr. Edmundo Ulson se formou em Direito da PUC de Campinas e sempre teve um sonhos que se concretizou com seu esforço junto ao MEC, em Brasília. Fez sozinho o processo para aprovação da Faculdade de Ciências e Letras de Araras, hoje, Centro Universitário. Pessoalmente, ia a Brasília com a sua esposa Terezinha para conversar e verificar a documentação e andamento do processo. Trabalhou muito para a realização de seus ideais e da professora Terezinha Ulson, que por muitos anos exerceu seu trabalho em diversas escolas da cidade e deixou um legado de muitas conquistas, ocupando por muitos anos o cargo de reitora do UNAR. Já Edmundo era advogado e também professor e, quando a Faculdade se tornou Centro Universitário, recebeu o seu nome como homenagem, tornando-se o UNAR – Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”. O casal teve seis filhos Eduardo, Alaíde, Gustavo, Ricardo, Raquel e Rogério.

Edmundo sempre teve o sonho de ter o curso de Direito em sua instituição, o que veio a se concretizar alguns anos antes da sua morte.

Estrutura de qualidade
Com uma área de 15 mil m², o UNAR foi a primeira instituição de ensino superior fundada na cidade de Araras e, atualmente, oferece cursos de graduação, extensão, pós-graduação lato sensu e mba nas modalidades EaD e presencial. Possui uma infraestrutura toda planejada com salas de aulas e biblioteca com mais de 50 mil títulos que ficam à disposição dos alunos física e virtualmente. Contam com laboratórios de química, física, informática, línguas, solos, hidráulica, alimentos, fazenda experimental, estufa, maquetaria, conforto ambiental, ateliês e estúdio de gravação, além de parcerias firmadas com empresas locais que dão a possibilidade aos alunos de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Firmada na missão de proporcionar conhecimentos múltiplos a seus alunos, a instituição oferece com frequência cursos de extensão gratuitos e de diversas áreas do conhecimento no intuito de abranger um grande público.
Educação como prioridade

A instituição também possui duas revistas científicas classificadas pela CAPES e uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, sediando o CEJUSC, Centro Judiciário de Soluções de Conflitos.

Os cursos superiores oferecidos pelo UNAR são nas áreas de tecnologia, licenciaturas e bacharelados com notas 4 e 5 nas avaliações do MEC. Na modalidade presencial oferece os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Recursos Humanos, Gestão da Tecnologia da Informação, Gastronomia, Logística, Manutenção Industrial, Nutrição, Serviço Social, e a novidade para o ano de 2020 que é o curso de Medicina Veterinária, que já está com uma grande procura.

Com um corpo docente formado por professores altamente qualificados, a maioria com os títulos de mestres e doutores e com ampla experiência na área da educação, buscam aliar todas essas características à didática e inovação, de maneira a tornar o ensino prático, interativo e efetivo em todas as suas esferas, formando profissionais capacitados e preparados para serem inseridos no mercado de trabalho.

Por intermédio do ensino à distância conseguem alcançar todos os locais do país, possuindo 90 polos em todas as regiões do Brasil, oferecendo diversos cursos para atender as necessidades dos seus públicos. Pautados nesse propósito, os profissionais do UNAR estudam, pesquisam e analisam quais os cursos mais procurados para então ver como implantá-los na instituição com o foco em alcançar cada vez mais um número maior de pessoas.

Com os financiamentos estudantis e programas de bolsas de estudos próprios da instituição, o UNAR tem como propósito oferecer um sistema de educação acessível a todos, pois a crença de sua diretoria é que a educação de qualidade ministrada por profissionais capacitados e por uma instituição preocupada em oferecer o que há de melhor na área de ensino pode mudar a realidade de muitas pessoas.

Por isso, olham com atenção também para a inovação e modernidade, de maneira a se manterem atualizados em relação a tudo e agregando as novidades e tendências da educação para serem aplicadas na instituição em todas as suas áreas para proporcionar aos alunos um ensino prático e que se alinhe ao contexto real que será encontrado no mercado de trabalho.

Com uma história que teve início com o sonho de pessoas inspiradoras há quase 50 anos, o UNAR está firmado na missão de formar profissionais capacitados e que façam a diferença em seus ramos de atuação, pois a educação tem o poder de transformar vidas e mudar histórias.

Serviços:
Av. Ernani Lacerda de Oliveira, 100 – Parque Santa Cândida
(19) 3321-8000 / 0800 722 80 30
http://www.unar.edu.br/
Facebook: /unar10
Instagram: @unar.araras

Para saber mais adquira a edição 157 da Revista Expressão na Agência Feres ou entre em contato conosco!
(19) 3544-8779 / (19) 99299-2057

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.