Revista Expressão 157: Rubens Franco Junior – renovação política e responsabilidade na gestão pública

Advogado, empresário e prefeito. Junior Franco utiliza sua experiência de vida no trabalho diário por melhorias para a cidade de Araras

Nascido em Araras, em 22 de novembro 1966, Rubens Franco Junior, mais conhecido como Junior Franco, é filho de Rubens e Diva e tem quatro irmãos: Luiz Paulo, Wagner, Alessandra e Ricardo, seu irmão gêmeo. Seus pais vieram de Araraquara antes mesmo dele nascer e se estabeleceram em Araras, onde ele cresceu, estudou, construiu a sua família, desenvolveu-se como empresário e, atualmente, é o prefeito da cidade.

Antes de ingressar na vida pública, Junior Franco se formou em Biomedicina na FHO|Uniararas, fez estágio no Banco do Brasil, trabalhou no IBGE e ingressou em mais uma graduação, dessa vez em Direito na Unimep de Piracicaba, exercendo seus conhecimentos na parte administrativa do seu empreendimento, a Santa Adélia – Fogões e Gás, por 22 anos.
Foi esse período que lhe proporcionou aprender na prática como administrar um negócio. Em 1997, casou-se com Daniela Buzolin Franco, com quem tem dois filhos gêmeos, o Felipe e a Luiza, que, no momento, estão com 18 anos.

A trajetória na política
Ararense de nascença e de coração, o desejo pela vida pública está estritamente ligado ao anseio por ajudar as outras pessoas, tanto que o interesse pela política começou já há muitos anos, mas foi realmente se efetivar no ano de 2009, quando foi convidado para assumir como Chefe de Gabinete da Prefeitura de Araras.

Em 2017, Junior assumiu outro cargo no setor público, o de presidente do SAEMA (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), permanecendo à frente da autarquia por quase dois anos. Em 2018, Araras passou por eleições suplementares e Junior Franco foi o escolhido pelo seu grupo político para concorrer como prefeito. Ciente da responsabilidade e da honra de administrar uma cidade como Araras, ele abraçou o desafio e convidou Carleto Denardi para ser o seu vice. A união da experiência com a renovação política fez com que Junior Franco fosse eleito prefeito de Araras no dia 28 de outubro de 2018, com 47,82% dos votos válidos.

“É um desafio e uma responsabilidade muito grande, mas minha experiência de vida e a que tive como administrador na iniciativa privada e também na gestão do SAEMA fez com que eu tivesse confiança de assumir esse importantíssimo cargo. Sou muito grato à minha família e aos meus amigos que me apoiaram nessa empreitada. Estamos fortalecendo o grupo Junior Franco, que começou pequeno, mas está crescendo cada vez mais, com o apoio de muita gente que também quer o melhor para a nossa cidade”, afirma o prefeito.

Atualmente com 53 anos, Junior Franco tem na renovação da política um ideal que o motiva a trabalhar e acredita que suas características de gestão e inovação foram alguns dos motivos que fizeram com que a população ararense confiasse a ele a função de prefeito da cidade. Afinal, as pessoas estão cada vez mais interessadas em assuntos relacionados à política, o que o prefeito enxerga com bons olhos, pois é fiscalizado na prática o trabalho realizado por aqueles que estão no poder. Então, quanto mais informadas e interessadas as pessoas estiverem, mais o trabalho tem que ser feito com seriedade e compromisso.

“Araras tem 133 mil habitantes, então é um trabalho árduo a se exercer no dia a dia, porém eu tenho o hábito de ouvir as pessoas, captar os conselhos e aplicar o que é bom. As críticas construtivas são muito bem-vindas, por isso, cerco-me de pessoas que têm o anseio por fazer a cidade se desenvolver para que, juntos, possamos trabalhar focados nesse objetivo”, afirma.

Lutando pelo desenvolvimento de Araras
À frente do município desde dezembro de 2018, Junior Franco assumiu a Prefeitura em meio a um período de instabilidade política na cidade, mas conseguiu reorganizar a administração pública e colocar Araras novamente no caminho do desenvolvimento. Nesse período de um ano de mandato já inaugurou duas escolas e tem mais duas unidades em fase de conclusão para serem entregues em dezembro e em janeiro, investindo intensamente na área da Educação e ampliando projetos que desenvolvam as potencialidades de crianças, adolescentes e jovens de Araras. Uma das prioridades do seu governo é resolver de uma vez por todas o problema de tratamento de esgoto na cidade, que já se arrasta desde 2015. Foi durante a sua gestão frente ao SAEMA que conseguiu aprovar o projeto da nova Estação de Tratamento de Esgoto, em Brasília, e dar início à obra.

“Este mandato chega ao final no dia 31 de dezembro de 2020 e um dos meus principais objetivos é entregar a Estação de Tratamento de Esgoto, pois para mim é inadmissível uma cidade como Araras não tratar o seu esgoto. As obras já estão em andamento, são complexas e exigem muita responsabilidade na execução para que cumpram seu objetivo. Acompanho o que está sendo feito e tenho o Carleto como presidente do SAEMA, que compartilha a mesma preocupação para que tudo corra conforme o previsto”, completa.

Outro setor que recebe investimentos da atual gestão é o da Saúde, que, apesar de ter coisas ainda a serem melhoradas, vem passando por mudanças benéficas, especialmente no atendimento mais humanizado e eficiente à população em estruturas como UPA e nos PSFs.

Também revitalizou o Distrito Industrial 4 e já conseguiu a aprovação do financiamento para concluir a infraestrutura do Distrito Industrial 6, que fica às margens da Rodovia Wilson Finardi e vai trazer novas empresas e empregos para a cidade. Além de tudo isso, o prefeito e sua equipe buscaram tornar o gabinete mais acessível à população, dando voz ao povo ararense e facilitando o contato com responsáveis técnicos da Prefeitura para levarem seus questionamentos e pedidos, sempre buscando a melhor solução possível a todos.

Junior Franco acredita que o trabalho sério e transparente é fundamental na gestão pública e foca os esforços em trazer melhorias para a população da cidade que ama e governa com comprometimento e dedicação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.