Revista Expressão 157 – Dr. Marcelo Santos Guedes – paixão em exercer a medicina em sua essência

O Dr. Marcelo Santos Guedes desempenha o seu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Araras com o foco em ser um profissional referência em seu segmento

Lidar com a saúde das pessoas exige muita responsabilidade, investimento em conhecimento técnico, contínuo aperfeiçoamento, dedicação e equilíbrio. E são nesses fundamentos que o cirurgião do aparelho digestivo, o Doutor Marcelo Santos Guedes, firma o seu propósito na área da medicina, lembrando-se sempre de buscar evolução sem deixar de lado a humanização ao lidar com os pacientes, tratando-os muito mais do que apenas um número, mas sim como indivíduos que são únicos e merecem um atendimento totalmente específico e personalizado. 

A história de Marcelo teve início na cidade de Osasco, onde nasceu, contudo, uma boa parte da sua vida se passou em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, permanecendo durante toda a sua adolescência e juventude. Depois desse período, fez a faculdade de medicina em uma cidade próxima, em Taubaté, saindo da região apenas para fazer a sua especialização, até que veio para Araras no ano de 2005, onde está até hoje, tornando-se um ararense de coração.

É formado desde 1999 como médico cirurgião do aparelho digestivo, ou seja, atende pessoas com problemas no sistema digestivo e, principalmente, aquelas que precisam de um procedimento cirúrgico. Sua especialidade é voltada aos processos laparoscópicos, que consistem em intervenções minimamente invasivas. No ano 2000, foi para Campinas onde fez a sua primeira especialização como cirurgião geral no Hospital Dr. Mario Gatti e em 2002 ingressou no Hospital das Clínicas da Unicamp. Trabalhou também em diversos outros hospitais renomados da região, adquirindo experiência e cada vez mais conhecimento e vivência na área.

A trajetória em Araras
No ano de 2006, abriu o seu consultório em Araras se dedicando a ficar somente na cidade com a missão muito bem estruturada de levar alívio aos pacientes e sempre que possível a cura. “A medicina transcende apenas a questão de se receitar remédios, mas também é preciso dar conforto, atenção e passar os conhecimentos de maneira clara e objetiva. O foco sempre é a cura, mas quando isso não está ao nosso alcance é preciso oferecer métodos para que os pacientes tenham o máximo de qualidade de vida com menos sofrimento. O médico age como um facilitador nesse processo, e é isso que eu busco ser todos os dias”, afirma Dr. Marcelo.

A medicina é uma área que vive em constante evolução e é preciso buscar conhecimentos continuamente para conseguir atender os pacientes com o melhor que se pode oferecer em tratamento modernos e atuais. Por esse motivo, Dr. Marcelo se mantem atualizado indo todo os anos a congressos e participando de grupos que discutem sobre as mais diversas possibilidades de lidar com os problemas dos pacientes. 

No que se refere à tecnologia aplica à medicina, é necessário que exista um equilíbrio para que esse auxílio proporcionado pelos exames de última geração e demais métodos utilizados nos tratamentos não ocupem o lugar que pertence ao elo pessoal entre médico-paciente. “Eu entendo que a tecnologia é algo essencial na medicina na realidade atual e que tem ajudado muito e em diversos aspectos. No entanto, ela não pode substituir o contato humano, a conversa e o entendimento pessoal com o paciente. Eu procuro ouvir, examinar e entender a fundo o que está realmente acontecendo, então, complemento com os exames que vem como uma ferramenta no momento de passar um diagnóstico completo e preciso”, explica. 

O Dr. Marcelo atende seus pacientes onde até recentemente era o consultório do saudoso Dr. Francisco Nucci Neto, que faleceu em abril desse ano, e era um grande parceiro de trabalho de Marcelo. “Comecei a trabalhar com o Dr. Nucci logo quando cheguei em Araras e ao longo desses 14 anos tivemos uma relação muito próxima. Ele foi realmente um mentor para mim desde o início e sempre compartilhávamos conhecimentos e experiências e, como meu consultório era de frente para o dele, o nosso contato era constante. Por isso, fiquei extremamente honrado quando me foi oferecido para ficar no espaço em que ele exerceu a medicina com excelência por tanto tempo. Vejo isso como uma homenagem que posso fazer a ele todos os dias”. 

A família e o futuro
Dr. Marcelo é casado com Cristina, que é fisioterapeuta e coordenadora do curso de Fisioterapia da FHO|Uniararas. O casal tem um filho de 10 anos chamado João. O médico tem em sua família seu grande suporte, sua base e motivação para levantar todos os dias e seguir adiante em busca da realização de seus objetivos.

Já pensando no futuro, Marcelo pensa em investir cada vez mais em tratamentos personalizados e tem como propósito oferecer métodos de ponta a todos os seus pacientes, agregando outros serviços no consultório ao longo do tempo, transformando-o em um espaço que seja referência em saúde digestiva na cidade de Araras e em toda a região.

Serviços
Rua Coronel Justiniano, 120, Centro – Araras/SP

Para saber mais adquira a edição 157 da Revista Expressão na Agência Feres ou entre em contato conosco!
(19) 3544-8779 / (19) 99299-2057

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.