Revista Expressão 157: Colégio Monsenhor Quércia – Canossianas: 60 anos de história

Há 60 anos, o Colégio Monsenhor Quércia – tem investido na educação, pautada nos princípios da Pedagogia Canossiana, cujo objetivo e finalidade é a “Formação Do Coração”, centro propulsor da pessoa toda.

A história do Colégio Monsenhor Quércia – Canossianas começou no dia 08 de maio de 1808 em Verona, Itália, com Madalena Gabriela de Canossa, nobre Marquesa que fundou a Congregação das Filhas da Caridade – Canossianas. Ela nasceu em Verona no dia 1º de março de 1774, de nobre família e tendo ficado órfã muito cedo, amadureceu no sofrimento. Sensibilíssima à experiência espiritual, buscou com fervor a sua vocação através da oração e da prática das virtudes evangélicas.

Atenta aos desafios e às necessidades do seu tempo, experimentou diversas iniciativas de caridade em favor dos pobres e das crianças abandonadas. Um olhar atento às exigências da pessoa humana e da Igreja a levou a constatar que “Jesus Cristo não é amado, porque não é conhecido!”

Uma mulher audaciosa, que impulsionada pelo desejo de servir a Deus e aos irmãos, principalmente os mais necessitados, tornou concreto o seu ideal de evangelização e promoção humana e fundou, além do Instituto das Filhas da Caridade, o Instituto dos Filhos da Caridade: Padres e Irmãos Canossianos.

Atualmente as Filhas da Caridade estão presentes em vários países, nos 5 continentes do mundo e no Brasil, em 9 comunidades.

Colégio Monsenhor Quércia “Canossianas” em Araras
O Colégio Monsenhor Quércia – Canossianas foi fundado em 19 de março de 1960 na cidade de Araras e teve como primeira Diretora Madre Annadora Sironi, missionária italiana, que permaneceu na direção do Colégio por 15 anos. É mantido pela Associação Madalena de Canossa e possui o CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, além dos títulos de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal.

Na época da sua fundação, o Colégio foi criado para responder aos apelos da comunidade, formada por famílias de baixa renda, em sua maioria lavradores. Era grande o número de crianças, adolescentes e jovens fora da escola e expostos a várias situações de risco. Nesse contexto social, caracterizado pela pobreza, miséria material, cultural e moral surge a Educação Canossiana, que tem como finalidade a promoção integral e harmoniosa da pessoa.

Atualmente, o colégio tem como diretora administrativa a Irmã Maria Aparecida Bruner que juntamente com os demais profissionais da instituição trabalha para oferecer um ensino de qualidade a todos os alunos que vão desde a educação infantil (de 02 a 05 anos), fundamental I (do 1º ao 5º ano) até o fundamental II (do 6º ao 9º ano). Com uma infraestrutura completa, possui salas de aula equipadas, quadra, bibliotecas e um espaço todo projetado para oferecer conforto, segurança e dinamicidade a todos os seus estudantes.

Mais do que a formação educacional de qualidade que acontece por intermédio de um grupo de professores qualificados para exercerem suas funções, o Colégio Canossianas busca formar pessoas em sua essência, trazendo no dia a dia ensinos que façam refletir e pensar no futuro muito além apenas do que uma profissão a se seguir, mas também em que pessoa se tornar.

A ação educativa do Colégio é formar a partir de dentro, para os valores humanos, cristãos, éticos e morais. Acreditando que, em educação o mais importante é a formação do coração, a finalidade da Educação Canossiana se firma na promoção global e harmoniosa da pessoa para que, através de relacionamentos positivos, amadureça no conhecimento e na estima de si e da realidade que a envolve. O Estilo da Educação Canossiana expressa de forma harmônica: amabilidade e firmeza, familiaridade e respeito, gratuidade e alegria.
A Instituição possui desde o ano de 2004, parceria com a Rede Pitágoras, Sistema Educacional de Ensino, utilizando seus livros didáticos e participando, com seus educadores e demais funcionários, dos programas de formação e de avaliação oferecidos nessa parceria.

Um coração que voa
O Beija-Flor é a única ave capaz de uma grande proeza: para no ar, voa para frente e para trás. Pode voar 800 quilômetros sem pousar. Suas asas batem 90 vezes por segundo num movimento ondulatório que lhe permite ficar parado em frente à flor. Os cientistas descobriram o segredo de tanta energia: 60% do peso do Beija-Flor está no coração! Este é o segredo de sua forte resistência e equilíbrio espacial. Não é um pássaro, é um coração que voa, um coração em forma de passarinho!

O Beija-Flor é o símbolo da Educação Canossiana que está voltada para a Formação do Coração. Educação que gera vida integrada – Razão, Fé, Coração!

A educação de qualidade é tida como prioritária no Colégio Canossianas que nesses 60 anos de história já formou milhares de alunos, colaborando diretamente para o crescimento e desenvolvimento da cidade de Araras.

“Da Educação depende a conduta de toda a vida.” (S. Madalena de Canossa)

Serviços
Rua Henrique Dias, 400, Jardim Belvedere – Araras/SP
(19) 3541-5464 | 3541-5732
www.canossianas.com.br
[email protected]
Facebook: /colegiocanossianas

Para saber mais adquira a edição 157 da Revista Expressão na Agência Feres ou entre em contato conosco!
(19) 3544-8779 / (19) 99299-2057

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.