Festival Canto em Todos os Cantos terá 11 atrações em diversas formações musicais, contemplando performances individuais, duplas, trios e cortejos marciais. O evento ocorrerá de 11 a 14 de setembro, na histórica cidade de Pirenópolis.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) do Goiás anunciou, nesta quinta-feira (28/8), as atrações que foram selecionadas para integrar a programação da 24ª edição da Mostra Nacional de Música de Pirenópolis – Canto da Primavera. O festival, que acontece de 11 a 14 de setembro, promete levar música de qualidade a diversos pontos turísticos e históricos do município.
No total, o edital Canto em Todos os Cantos recebeu 54 inscrições e selecionou 11 propostas musicais. As apresentações contemplarão uma variedade de formatos, incluindo solos, duplas, trios e cortejos marciais, proporcionando uma rica experiência musical durante os dias do evento.
O edital foi estruturado em três categorias: Cortejo Marcial (formações com cinco músicos, focando em instrumentos de sopro e percussão), Apresentações na Ponte de Pedra (em formato de solos, duos ou trios), e Apresentações na Praça do Bonfim (também em solos, duos ou trios). Essa diversidade tem como objetivo descentralizar as atividades do festival, promovendo o acesso à música e à arte, além de criar experiências imersivas em contato com o patrimônio da cidade.
Os artistas selecionados receberão cachês de R$ 4 mil (para solos, duos e trios) e R$ 5 mil (para cortejos marciais), incentivando a circulação e valorização dos talentos locais. A lista de atrações contempladas inclui:
- Categoria I – Apresentação Instrumental de Sopros e Percussão: Banda Phoenix
- Categoria II – Apresentações na Ponte de Pedra: Jamgodub, Maximira Alves Luciano, Nonato Mendes, Olemir Cândido e João Casimiro
- Categoria III – Apresentações na Praça do Bonfim: Dejan Cosic e Marcelo Maia, Ingrid Lobo e Rayssa Almeida, Arthur Guiliane Sons do Sertão, Kesyde Sheilla, Jhonata Santos e Pablo Cid Bember, e Fabiano Chagas.
O Canto da Primavera, em sua 24ª edição, solidifica a importância da música como uma das principais políticas públicas em Goiás. O evento não apenas oferece visibilidade aos artistas, mas também promove oportunidades concretas de trabalho e circulação artística, fortalecendo a cultura goiana.
Realizado pelo Governo de Goiás, com o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Fundação Rtve, o festival tem a colaboração de várias instituições, incluindo as Secretarias de Estado da Retomada, da Infraestrutura (Seinfra) e de Esporte e Lazer (Seel), a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Goiás Social, Goiás Turismo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Saneago e a Prefeitura de Pirenópolis.
Fotos: Secult Goiás
