Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Araras visitam o Aterro Sanitário de Paulínia e Instituto Estre

Durante a visita, foram discutidos projetos de educação ambiental a serem realizados em parceria das Secretarias Municipais de Educação, de Meio Ambiente e Agricultura e o Instuto Estre.

Em atendimento à diretiva de Resíduos Sólidos do Programa Município VerdeAzul, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura visitaram o aterro sanitário da Estre Ambiental em Paulínia-SP, local de destino dos resíduos gerados em Araras.

A visita técnica teve por objetivo realizar o acompanhamento das condições de disposição de resíduos sólidos urbanos municipais. Também foi visitado o Centro de Educação Ambiental do Instituto Estre.

Tendo em vista que o antigo Aterro Municipal de Araras encerrou suas atividades operacionais e encontra-se em fase de encerramento, o município realiza a coleta dos resíduos sólidos urbanos e encaminha para a área de transbordo municipal. Neste local os resíduos são depositados diretamente em caçambas da Estre Ambiental, que são encaminhadas ao aterro sanitário de Paulínia.

Conforme constatado, o Aterro Sanitário da Estre Ambiental possui infraestrutura adequada para destinação final de resíduos municipais, com sistemas adequados de isolamento físico e visual, controle de entrada, acesso à frente de descargas, recobrimento ininterrupto da massa de resíduos, drenagem das águas pluviais, tratamento do chorume/lixiviado e aproveitamento do biogás para geração de energia.

Além disso, parte dos resíduos sólidos urbanos de Araras podem passar por uma máquina batizada de “Tiranossauro”, de tecnologia finlandesa e completamente autônoma que separa os diferentes resíduos com finalidade de gerar matéria-prima para produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR).

A Estre Ambiental mantém o Instituto Estre, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que desenvolve atividades de educação ambiental, promove diálogos e reflexões − com um público cada vez mais amplo e diverso − sobre os seguintes temas: consumo, resíduos, cidadania, espaços educadores sustentáveis e outros temas pertinentes à educação ambiental, processos coletivos e emancipadores.

Durante a visita, foram discutidos projetos de educação ambiental a serem realizados em parceria das Secretarias Municipais de Educação, de Meio Ambiente e Agricultura e o Instuto Estre.

 

Fonte: Secom/Prefeitura de Araras

Imagem: Divulgação

, , , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.