Redes Sociais: como minha empresa deve se posicionar?

Existem variados tipos de redes sociais, cada qual com sua particularidade e seu objetivo específico, mas todas têm um foco em comum, possibilitar o relacionamento entre as pessoas. Escolher em qual rede social a marca deve estar é uma tarefa que exige estudo dos públicos e identificação dos objetivos da marca.

O Linkedin, por exemplo, visa contatos profissionais, assuntos mais direcionados para o mundo dos negócios, com um ambiente mais formal, diferente do Facebook, onde você encontra uma variedade enorme de assuntos e pessoas se conectando por diversos motivos, seja para publicar uma foto, dizer o que está pensando, compartilhar postagens de páginas com a qual se identifica, divulgar algo etc. Paralelo a isso, o Instagram é totalmente visual e dinâmico ao possibilitar a postagem de fotos e vídeos que ficam disponíveis por até 24 horas nos Stories e deixar as fotos visíveis na linha do tempo.

Essas são algumas das redes sociais disponíveis, e ao analisa-las é possível perceber que cada uma tem características próprias que as personalizam. Com isso, vem a pergunta: “A minha empresa deve estar em todas as redes sociais?”

Bom, é muito importante que as organizações estejam presentes nas redes sociais, no entanto, essa presença precisa ser efetiva, é necessária uma razão viável, estar por estar não vale à pena e acaba até mesmo prejudicando os negócios. Para identificar qual é a rede social para posicionar a marca é preciso realizar um estudo com o intuito de descobrir onde o público de interesse está, como ele se comunica e que tipo de conteúdo ele consome e, também, traçar objetivos para a marca. A partir disso, será possível optar pelas redes sociais a se inserir.

Depois de escolhidas, é preciso dar atenção ao ambiente digital, basicamente, em tudo que acontece nele, a empresa não pode ser indiferente aos posicionamentos dos seus públicos, sendo eles favoráveis ou não. Por isso, é necessário comprometimento em estar no mundo online, mantendo-se sempre atualizado para acompanhar o timming de tudo que acontece e, assim, fazer das redes sociais uma ferramenta benéfica ao restante dos negócios.

, , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.