Informações sobre o programa
O aumento progressivo de novos casos tem como principal implicação o aumento da pressão sobre o sistema de saúde. Portanto, é urgente atender, de forma célere, as pessoas que necessitam com urgência de uma intervenção terapêutica pós-covid.
No pós alta hospitalar, muitas pessoas continuam com falta de ar e cansaço. Isto acontece porque o vírus afeta as vias respiratórias e pode deixar sequelas.
O papel da reabilitação respiratória é fundamental na recuperação funcional das pessoas, na tolerância aos esforços, na qualidade de vida, autonomia e bem-estar.
Programa de Fisioterapia Respiratória
A Fisioterapia Respiratória é uma especialidade da Fisioterapia com vasta evidência científica.
O programa compõe um conjunto de exercícios terapêuticos que ajudam a melhorar a força muscular respiratória, a expansibilidade pulmonar, a efetividade das trocas gasosas e a oxigenação. Os seus benefícios são evidentes e comprovados na melhora da tolerância aos esforços, no alívio de sintomas emocionais, como medo e ansiedade, decorrentes da sua experiência com a doença.
O Programa de Fisioterapia Respiratória online será realizado por meio da plataforma Teams, orientado e supervisionado pela Profa. Dra. Renata Escorcio e pelo preceptor de estágio hospitalar Marcelo Pierrotti, e aplicado por estudantes do 5º ano de graduação em Fisioterapia da PUC-SP.
O programa terá a duração de 4 semanas, com 3 sessões por semana, com orientação de exercícios para os dias sem supervisão. Os participantes serão avaliados no início e no final do programa, e, durante as sessões, com aplicação de escalas de avaliação da área da fisioterapia respiratória.
O programa será EM GRUPO, ONLINE e GRATUITO.
A participação no programa está condicionada ao número de vagas disponíveis.
Critérios para inscrição no programa:
– Que tenham sequelas respiratórias devido à infeção por COVID-19;
– Um computador ou um celular com câmera e com o aplicativo Teams instalado;
– Internet;
– Um oxímetro;
– Por segurança, é essencial a presença de uma outra pessoa presente na residência durante as sessões;
– Assinar e concordar com o termo de consentimento.
Fonte: Jornal da PUC-SP
Imagem: Divulgação