Projeto Almofadas do Coração – Voluntárias de Araras – SP

O Projeto Almofada do Coração surgiu nos Estados Unidos pela enfermeira Janet Kramer Mai, especialista em câncer de mama que, após ter passado por uma cirurgia de câncer de mama em 2002 sentiu a necessidade de colocar algo para apoiar o braço devido à dor e à dormência que ocorreram no pós-cirúrgico. A iniciativa de criar um coração em forma de almofada com essa finalidade foi aos poucos obtendo grande adesão, chegou ao Brasil em 2010 e cresce ao redor do mundo.

A “Almofada do Coração” é de fácil confecção e pode ser produzida em casa ou em pequenos grupos. Utiliza recursos das próprias voluntárias em forma de doações como: tecidos, plumante siliconado, linhas, tesoura e máquina de costura.

Os benefícios para as mulheres que passam pela mastectomia (retirada da mama) são inúmeros: alívio da dor, redução do inchaço, diminuição da tensão nos ombros e pode também ser utilizada debaixo do cinto de segurança do carro para proteger contra eventuais traumatismo.

Mesmo não sabendo costurar, todas as voluntárias conseguem ajudar riscando o molde, cortando o tecido, colocando e controlando o enchimento dos corações, fechando os corações, embalando e distribuindo.

Em Araras, o Projeto surgiu em 2016 por iniciativa de um grupo de mulheres, a maioria aposentadas,  que sentiu a necessidade de promover a solidariedade, o acolhimento e o bem estar para mulheres que passam pelo tratamento do câncer de mama. Parecia uma simples ação,  porém  o impacto foi grande pois  encontraram na confecção das almofadas, uma maneira de ressignificar suas próprias vidas naquele momento, praticando o voluntariado através do artesanato. Atualmente, além de serem distribuídas no município, as almofadas também chegam nas cidades vizinhas.

Faça parte do grupo das “Amigas Voluntárias de Araras” participando do projeto “Almofadas do Coração”.

Doe um pouquinho do seu tempo proporcionando conforto físico, alento e afeto para as mulheres que tanto precisam.

Venha doar amor em forma de Coração

Voluntárias:

Pérola Monteiro dos Santos Quintiliano – 19 996470855

Ilenir Cavalheiro – 19 982512975

Ines Deserti 19 991441410

 

, , , , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.