Em 2025, o Governo de Goiás garantiu atenção oftalmológica para mais de 77 mil indivíduos, promovendo qualidade de vida e oportunidades de estudo e trabalho em várias regiões do estado. Através do Programa Olhar para Todos, a iniciativa levou serviços integrados a comunidades locais, ajudando a ampliar o acesso à saúde ocular.
O programa facilitou consultas médicas, exames especializados, encaminhamentos para acompanhamento ambulatorial e cirurgias, além da distribuição gratuita de óculos, oferecida pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Destes atendimentos, aproximadamente 48,9 mil são estudantes de 119 escolas da rede pública estadual, localizadas em Goiânia e Aparecida de Goiânia, com o restante abrangendo 28,4 mil pessoas de 26 municípios em todo o estado.

Sobre o Programa Olhar para Todos
Lançado em novembro de 2024 com um investimento superior a R$ 25 milhões do Tesouro Estadual, o Programa Olhar para Todos visa promover a saúde ocular entre estudantes da rede estadual, oferecendo avaliação oftalmológica, diagnósticos, acompanhamento especializado e a concessão de óculos gratuitos. O programa abrange testes como acuidade visual, autorrefração, tonometria, retinoscopia e retinografia, além da emissão de laudos médicos para eventuais encaminhamentos a serviços especializados, via Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).
Urgências são direcionadas imediatamente ao Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG), que atua em parceria com o programa, junto à SES-GO e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO). Entre os estudantes atendidos, 13,3 mil receberam receita para óculos, enquanto 2,7 mil foram encaminhados ao Cerof-UFG.
“Temos orgulho desse trabalho, que leva profissionais e equipamentos de ponta a todas as escolas públicas estaduais, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e para o aprendizado dessas crianças e adolescentes”, afirmou Gracinha Caiado, primeira-dama e coordenadora do Goiás Social.
Atendimentos no Interior do Estado
O Programa Olhar para Todos também é implementado em eventos itinerantes do Goiás Social, que visam na implementação de serviços públicos no interior. Nos 26 municípios beneficiados este ano, o programa registrou até novembro cerca de 28,4 mil atendimentos a pessoas de todas as idades — de bebês a idosos. Desse total, 7,3 mil indivíduos receberam encaminhamentos para tratamento especializado e 14,5 mil receberam óculos com a devida prescrição médica.
O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, salientou que as duas frentes de atuação, voltadas a estudantes e à população em geral, são essenciais e benéficas. “É uma iniciativa que impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas, contribuindo para a saúde e o bem-estar de adultos, idosos e crianças”, afirmou, enfatizando que cada exame realizado é um passo importante na construção de um futuro com mais oportunidades.

