Karine Lopes, professora da Escola do Futuro de Goiás Raul Brandão, situada em Mineiros, receberá uma homenagem na 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém, Pará, a partir do dia 10 de novembro. A premiação acontecerá em um evento que deve atrair mais de 40 mil visitantes, incluindo autoridades, pesquisadores e representantes internacionais, consolidando-se como o principal encontro global sobre sustentabilidade e mudanças climáticas.
Homenagem na COP30
A docente será laureada na categoria Troféu Destaque Rede Mulher Florestal por seu inovador projeto na startup Nature Cap, focado na criação de cápsulas biodegradáveis que facilitam o plantio de florestas através do uso de drones. Este projeto é resultado de suas investigações em níveis de mestrado e doutorado e foi submetido a um edital promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que busca soluções tecnológicas para o reflorestamento no Brasil.
“Fico muito feliz por esse reconhecimento. Esse projeto integra anos de dedicação e estudo e é uma forma de transmitir aos meus alunos a importância da inovação e da sustentabilidade”, destacou Karine Lopes em relação ao prêmio que receberá.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, ressalta que a premiação de Karine evidencia o desenvolvimento de profissionais altamente capacitados nas Escolas do Futuro de Goiás, que têm se destacado pela união entre tecnologia e educação sustentável.
“Resultados como este demonstram a capacidade do Governo de Goiás em formar especialistas que transformam conhecimento científico em ações concretas para o desenvolvimento sustentável no estado e no Brasil. Parabenizo a professora Karine, que agora leva o nome da nossa educação técnica ao cenário internacional”, afirmou o secretário.
Escolas do Futuro de Goiás
As Escolas do Futuro de Goiás oferecem educação profissionalizante, vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, a gestão dessas instituições é realizada, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

