Professor da FHO participa de simpósio internacional na Áustria

O professor da FHO, Me. Lucas Vituri Santarosa participou do Simpósio Internacional de Hidrologia Isotópica (International Symposium on Isotope Hydrology), realizado pela Agência Internacional de Energia Atômica (International Atomic Energy Agency – IAEA) no mês de maio, em Viena, na Áustria. Em sua 15ª edição, o evento tem como objetivo promover a troca de conhecimentos entre profissionais da água e meio ambiente, de países desenvolvidos e em desenvolvimento, e promover o entendimento, a colaboração e as capacidades para responder ao ambiente global em rápida mudança.

Na ocasião, o professor apresentou o artigo “Surface Water and Groundwater Interaction Inferred by Isoscapes in São Paulo state Watersheds, Brazil”, desenvolvido no Centro de Estudos Ambientais (CEA) da Unesp / Rio Claro, em coautoria com Didier Gastmans, Vinícius Santos e Ludmila Vianna Batista.

O trabalho avalia a contribuição da descarga de águas subterrâneas no fluxo dos rios usando Isoscapes (mapeamento da composição isotópica) e considera que o aumento da demanda por recursos hídricos nas bacias do estado de São Paulo e as mudanças dos padrões climáticos necessitam de novas ferramentas de gerenciamento da água. Diante deste quadro, os isótopos estáveis de Hidrogênio e Oxigênio podem fornecer informações importantes dos processos de movimentação da água nas bacias hidrográfica das Unidades de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do PCJ (UGRHI 5) e Tietê-Jacaré (UGRHI 13).

Esta pesquisa recebe suporte da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) – clique aqui.

 

Fonte: FHO

,

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.