Procura por financiamento imobiliário aumenta mais de 180% em junho, revela plataforma digital

Levantamento da fintech CrediHome aponta que, mesmo com a pandemia, demanda por financiamento imobiliário teve crescimento em junho de 181,27%, em relação ao mês de maio

A expectativa para a retomada da economia no Brasil e no mundo tem aumentado cada vez mais, no mesmo passo em que alguns estados e cidades iniciaram a flexibilização do isolamento social. O setor imobiliário foi uma das áreas impactadas pela pandemia. Com a quarentena e o medo de fazer investimentos neste momento, aqueles que estavam planejando comprar a casa própria no início do ano, precisaram dar uma pausa no plano por um tempo.

Agora, dados apontam uma retomada expressiva. Segundo levantamento da CrediHome, plataforma digital de crédito imobiliário, a procura por financiamento de imóveis em junho teve um aumento de 181,27%, em comparação ao mês de maio,. e o maior desde o início do ano.

O aumento também foi percebido em relação aos financiamentos contratados, o aumento percentual de maio para junho foi de cerca de 28%. Desde janeiro, é o maior índice. Em comparação ao primeiro mês do ano, antes da pandemia, foi registrado um aumento de quase 50%.

Um dos fatores que influenciam o aumento da procura para compra de imóveis, além da retomada gradual dos serviços, é a queda das taxas de juros em financiamentos imobiliários. Com a Selic – taxa básica da economia – em seu índice atual e histórico de 2,25%, o investimento em imóveis pode se tornar mais atrativo para quem estava pretendendo sair do aluguel e comprar a casa própria.

A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) também trouxe indicadores positivos durante o período conturbado. O seu último levantamento revelou que os financiamentos imobiliários  com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) somaram R$ 7,1 bilhões em maio e tiveram um crescimento de 23,2% em 2020.

Outro ponto determinante para o aumento da procura por financiamento é poder fazer todo o processo pela internet. Antes da pandemia, a fintech, que foi criada em 2018, já tinha como diferencial o processo de financiamento totalmente online, o que dispensa a necessidade do cliente ir até o local para fechar um contrato, garantindo a segurança no período atual.

Recentemente, a empresa ofereceu mais uma facilidade para os seus clientes: a funcionalidade de financiamento dentro dos portais das imobiliárias. Com isso, as pessoas conseguem fazer a simulação do financiamento do imóvel de interesse dentro do próprio site das imobiliárias parceiras.

“Nosso objetivo é facilitar o processo de pesquisa e fechamento de contrato para financiamentos imobiliários, algo que hoje é extremamente burocrático e demorado. A pandemia do coronavírus e o consequente isolamento social deixa mais evidente a necessidade de estabelecer processos 100% digitais”, afirma Bruno Gama, CEO da CrediHome.

 

Sobre a CrediHome

A CrediHome é uma plataforma digital de crédito imobiliário que conecta o cliente interessado no financiamento imobiliário ou home equity a todos os bancos de maneira gratuita, online, prática e sem burocracia, provendo ainda uma assessoria completa desde a aprovação do crédito até a liberação do recurso.

Ana Carolina Barbosa

, ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.