“Primavera dos Museus” segue até domingo na Casa da Memória de Araras

Exibição de filmes, mesa redonda e visitas técnicas, tudo programado para incentivar o público a visitar e valorizar os museus do país

A Casa da Memória de Araras “Pedro Pessotto Filho” funciona em horário especial esta semana, com ações que integram o movimento “Primavera dos Museus”. Organizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), o evento começou na última segunda-feira (23) e segue até domingo (29), para promover, divulgar e valorizar os museus do país, aumentar o público visitante e intensificar a relação das instituições com a sociedade.

Durante a semana, o local estará aberto das 9h às 20h – normalmente, o funcionamento é até as 16h30 – para receber visitantes que podem agendar visitas monitoradas, participar de exibição de filmes e debates sobre a importância da preservação da memória histórica.

O tema do evento deste ano é “Museus por dentro, por dentro dos museus”, que irá permitir a exploração dos aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos aos quais as coleções/museus são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais. Essa é a primeira vez que a Casa da Memória participa dessa mobilização.

“Trazer a Primavera dos Museus para o nosso município é uma oportunidade de fidelizar e tornar mais frequente a presença do público na Casa da Memória”, explicou Larissa Rizzatti Gomes, coordenadora do Educativo da Casa da Memória.

Para o secretário de Cultura, Marcio Neves, além da fidelização dos ararenses à Casa da Memória, o evento é uma maneira de preservar e divulgar as memórias do município. “A participação da Casa da Memória na 13ª Primavera de Museus nos coloca entre os grandes equipamentos culturais do Brasil, garantindo, assim, a preservação e divulgação da nossa história, para a coletividade. Eventos como esse estimulam a população ararense a conhecer mais ainda sobre os seus bens culturais”, comentou.

Agendamento de visitas monitoradas deve ser feito antecipadamente pelos telefones 3542-7602 e 3544-8156.

Programação da 13ª “Primavera dos Museus”:
De 23 a 27 de setembro, das 9h às 20h
– Visitas Técnicas (mediante agendamento): “Como funciona uma instituição museológica?” – Grupos de até 15 pessoas.

25 de setembro, às 19h30
Exibição do filme “Uma noite no museu 2
Local: Auditório da Casa da Memória de Araras Pedro Pesssotto Filho

26 de setembro, às 19h
Mesa redonda – “Por dentro dos museus – O museu para além do expositivo”, com Débora Simões, colaboradora do Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara, e Larissa Rizatti, coordenadora do Educativo da Casa da Memória de Araras.

27 de setembro, às 18h30
Exibição do filme “Uma noite no museu 3
Local: Auditório da Casa da Memória de Araras Pedro Pesssotto Filho.

 

Fonte: Secom/Prefeitura de Araras

, , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.