Em um passo significativo rumo à modernização digital, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, apresentou nesta quarta-feira (23/7) um novo servidor central, simbolizando o início de uma transformação crucial na estrutura tecnológica da capital. Com um investimento de R$4 milhões, a Prefeitura substituiu o antiquado mainframe por um avançado IBM Z15, que promete aumentar consideravelmente a capacidade de processamento, a segurança e a estabilidade dos sistemas públicos.
A Secretaria Municipal de Inovação e Transformação Digital (SIT) declarou que essa troca é apenas o primeiro passo de um ambicioso projeto que totaliza até R$150 milhões em novos investimentos ao longo dos próximos anos. A nova infraestrutura já está ativa e traz uma nova era de eficiência, garantindo um ambiente mais seguro para os cidadãos, empresas e profissionais que dependem dos serviços municipais. Além disso, será incorporada uma inteligência artificial para otimizar o atendimento ao público, oferecendo respostas rápidas e personalizadas por meio dos canais disponíveis.
O objetivo da ação é digitalizar diversos serviços, permitindo que os cidadãos cumpram tarefas online, como solicitações de alvarás e documentos, tornando a administração pública mais acessível. “A estrutura anterior era ultrapassada, com servidores com quase 30 anos de uso. Agora, estamos fazendo um salto tecnológico que oferece maior velocidade e segurança. Queremos construir uma prefeitura digital, onde os cidadãos possam resolver suas demandas rapidamente, sem sair de casa”, explicou Sandro Mabel.
O secretário Fábio Cristino destacou que a nova máquina possui quatro vezes mais capacidade do que o equipamento anterior e já está em operação em 90% de sua capacidade. Tarefas que antes consumiam até dois dias agora são finalizadas em menos de uma hora. “A mudança é visível. Saímos de uma situação de calamidade tecnológica para uma infraestrutura robusta, capaz de modernizar os serviços da Prefeitura nos próximos anos. A agilidade é notável; serviços como a emissão de notas fiscais que antes levavam 20 minutos agora são feitos em apenas dois segundos”, afirmou Cristino.
Além disso, o investimento reforça o ambiente de negócios em Goiânia. A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Sucenna Hummel, comentou que a modernização melhora a interação entre empresas e o poder público. “Com a instabilidade dos sistemas anterior, processos simples eram complicados. Esse avanço tecnológico facilita o ambiente de negócios, beneficiando toda a cadeia produtiva e contribuindo para o desenvolvimento de Goiânia”, finalizou Hummel.
As foto são creditadas a Alex Malheiros.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia