A Prefeitura de Goiânia, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), deu início ao programa Goiânia + Verde neste sábado, 18 de outubro, durante o evento Goiânia + Humana, realizado no Conjunto Vera Cruz II. O projeto tem como principal meta o plantio de mudas nativas do Cerrado, adotando uma abordagem estratégica que abrange diversas áreas da capital.
Segundo o prefeito da cidade, a proposta visa plantar 400 mil mudas durante seu mandato, com a ambição de tornar Goiânia a cidade mais arborizada do mundo. A afirmação foi feita na abertura da edição especial do Goiânia + Humana, que celebra o 92º aniversário da cidade.
O programa incluirá ações em locais estratégicos, como o Parque das Flores, onde serão plantadas 2,5 mil variedades nativas. Outras áreas que receberão o plantio incluem o Parque Sebastião Júlio Aguilar, com 800 mudas adaptadas para solos brejos, e o Córrego Rosão, que terá 1,5 mil espécies nativas. Também estão previstos 820 plantios na Lagoa Vargem Bonita e 1,2 mil no Parque Curitiba.
Essas atividades visam fomentar a sucessão ecológica e restaurar ecossistemas, combatendo a erosão e mitigando riscos de incêndios. A bióloga e analista ambiental da Amma, Wanessa Caroline, cerca a importância de escolher espécies nativas, mais compatíveis com o clima local, para a prevenção de novas queimadas.
O programa Goiânia + Verde também se compromete com a a proteção de recursos hídricos. A vegetação plantada em áreas de preservação permanente (APPs) atua como um filtro natural, garantindo a qualidade da água e regulando seu fluxo. Segundo Wanessa, a vegetação densa minimiza a chegada de sedimentos e poluentes aos corpos hídricos.
Política Pública Transversal
As iniciativas dentro do Goiânia + Verde formam uma Política Pública Transversal, por oferecerem benefícios ambientais, sociais e econômicos. Um dos destaques do programa é o projeto CMEI + Verde, que incentiva o plantio de árvores em ambientes escolares, integrando a prática ao cotidiano dos alunos.
Gustavo Cruvinel, diretor de Áreas Verdes da Amma, ressalta que, ao envolver os estudantes na escolha das espécies nativas e no cuidado das mudas, o projeto não apenas cultiva árvores, mas também consciência ambiental e responsabilidade social.
Disque Goiânia + Verde
Os cidadãos podem participar do programa por meio do aplicativo Goiânia 24h, que permite solicitar o plantio de espécies nativas do Cerrado em calçadas. O acesso ao aplicativo é gratuito para dispositivos iOS e Android. Após o login, o usuário preenche um formulário sobre as condições do local proposto, e a equipe da Amma determina as espécies mais adequadas para o plantio.
Adicionalmente, o programa engloba a criação de corredores verdes que interligam os parques, planejando o plantio em calçadas e canteiros centrais da cidade. Outra iniciativa importante é a Virada Ambiental, um esforço colaborativo entre Goiânia e Aparecida de Goiânia, que propõe o plantio ao longo da avenida Rio Verde, unindo os dois municípios.
Com o Goiânia + Verde, a administração municipal reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida em Goiânia, promovendo um futuro mais verde e consciente para a população.