A Prefeitura de Goiânia esclareceu que a responsabilidade pela manutenção de árvores que afetam a rede elétrica é exclusiva da concessionária de energia. Este serviço inclui, além do corte de galhos, a remoção completa dos resíduos gerados. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) é incumbida de realizar a manutenção das vias públicas e, em casos emergenciais, atender situações de quedas causadas por fenômenos naturais, como chuvas intensas e ventos fortes. Assim, não compete à Comurg recolher os resíduos resultantes de serviços executados por empresas terceirizadas.
Os cidadãos que desejam solicitar intervenções que sejam de responsabilidade da Comurg podem utilizar o aplicativo GYN 24H, disponível para download, ou acessar as redes sociais oficiais da Prefeitura. O app permite o registro de pedidos para poda de árvores e remoção de materiais deixados por eventos climáticos adversos.
Quando o morador realiza podas internas em sua propriedade, ele deve descartar os resíduos em uma das unidades dos Ecopontos, que estão estrategicamente localizadas em diferentes regiões de Goiânia e são destinadas ao recebimento voluntário de pequenos entulhos e resíduos.
A identificação correta da origem do serviço de poda é essencial para que as demandas sejam direcionadas ao departamento apropriado. A administração municipal reforça a importância da cooperação entre as partes envolvidas na manutenção arbórea, o que ajuda a prevenir o acúmulo de materiais indesejados nas vias públicas, promovendo assim maior mobilidade, segurança e qualidade de vida para a população da cidade.
Baixe o app Gyn24h
IOS: https://apps.apple.com/br/app/prefeitura-24horas/id1436502081
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.go.goiania.outprod01.novoprefeitura24horas&hl=pt_BR
Ecopontos: https://comurg.com.br/veja-onde-descartar-residuos-em-goiania/
Fotos: Luciano Magalhães
