Prefeitura de Araras cria Ecoponto para descarte de entulhos

A Prefeitura de Araras disponibiliza mais uma opção para o descarte de entulhos na cidade: um Ecoponto. O objetivo é oferecer mais uma alternativa para que os munícipes realizem a destinação dos materiais de maneira consciente, sem que fiquem acumulados nas residências.

Para que a decisão fosse tomada pelo Poder Executivo, diversas medidas foram levadas em consideração: o local de transbordo poderá auxiliar na diminuição de descartes em vias públicas, terrenos e áreas de vegetação, diminuindo também a incidência de queimadas e poluição ambiental, sendo também uma opção mais econômica quando comparada à contratação de caçambas.

Além disso, o abandono desses materiais de maneira irregular também pode causar problemas de saúde pública, como proliferação de animais peçonhentos e insetos, entre eles, o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

“Mais do que nunca, precisamos da consciência das pessoas. Haverá o cronograma de descarte definido pela Prefeitura, onde os materiais serão recolhidos pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos. Além disso, também temos essa segunda opção, um Ecoponto, para quem não quer ou não pode aguardar o prazo definido no cronograma. Basta levar esses materiais até a área de transbordo, onde a Prefeitura realizará a destinação correta”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Claudio de Souza.

No Ecoponto, os entulhos poderão ser levados pelos próprios munícipes. Nesse caso, são permitidos resíduos vegetais em quantidade ilimitada, resíduos de construção, em quantidade máxima de 15 sacos com 30 kg cada e móveis/trecos, com volume máximo de 3m³, desde que estejam separados por categoria. Caso estejam misturados, os resíduos não serão aceitos.

A área de transbordo fica na Rua Virgílio Salviato, 2550, no Pq. Tiradentes e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h. Aos sábados, o descarte pode ser realizado das 7h às 12h.

No médio prazo, o objetivo é aumentar o número de Ecopontos disponíveis na cidade.

 

Fonte: Secom/Prefeitura de Araras

Imagem: Divulgação

, , , , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.