Com a chegada do período de estiagem em Goiânia, a Prefeitura intensifica as ações de prevenção a incêndios nas áreas urbanas, incluindo parques e lotes baldios. A iniciativa é coordenada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), em parceria com a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMG). A colaboração da população é crucial, sendo possível denunciar focos de incêndio pelos números 193 e 153.
O coordenador da Defesa Civil de Goiânia, Robledo Mendonça, alerta sobre a gravidade do momento: “Estamos enfrentando um período de estiagem severa, que favorece a ocorrência de incêndios, especialmente nos parques urbanos, que podem impactar áreas residenciais adjacentes”. Ele ressalta a importância do patrulhamento intensificado, que conta com viaturas de diversas instituições para instruir e agir preventivamente. Os cidadãos devem evitar ações perigosas, como a queima de lixo em propriedades particulares.
A Amma implementa várias medidas de precaução nas áreas verdes da capital, como a criação de aceiros — faixas de solo limpo que atuam como barreiras contra o fogo — e a roçagem. O diretor de Áreas Verdes da Amma, Gustavo Cruvinel, informa que se disponibilizou um caminhão-pipa no Jardim Botânico para garantir uma resposta rápida em caso de incêndios. Ele também pede aos visitantes que se abstenham de acender fogueiras e de descartar bitucas de cigarro nos parques.
A fiscalização dos lotes baldios é responsabilidade da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), que notifica os proprietários que não mantêm seus terrenos limpos e em conformidade com o Código de Posturas do Município. Os lotes devem ser mantidos com vegetação inferior a 40 cm e drenados adequadamente. Após a notificação, o proprietário tem um prazo de oito dias para efetuar a limpeza, sob pena de multa de até R$ 1 mil, além de ter que arcar com os custos de limpeza realizados pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
A Prefeitura de Goiânia reitera a importância da vigilância e denúncia de situações de risco. O número 153 pode ser utilizado para alertar a Guarda Civil Metropolitana, enquanto o 193 deve ser acionado em situações envolvendo fogo em vegetação. “A ligação entre o poder público e a comunidade é vital para evitar danos ambientais severos e proteger a população nesse período crítico”, finaliza Robledo Mendonça, ressaltando que a prevenção deve ser uma responsabilidade coletiva.
Fotos: GCM/Amma
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia