Na terça-feira, 19 de agosto, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, foi agraciado com a Medalha do Mérito Científico Especial em Anápolis. A premiação ocorreu durante o V Prêmio do Mérito Científico, organizado pela Associação Educativa Evangélica (AEE), responsável pela manutenção da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica). O evento contou com a presença de diversas lideranças políticas e acadêmicas, além de representantes do meio científico, para celebrar contribuições significativas à educação e à pesquisa.
A Medalha do Mérito Científico, a mais prestigiada da cerimônia, também homenageou o ex-governador Iris Rezende, representado pela filha, Ana Paula Rezende. Junto com eles, outros 80 pesquisadores foram reconhecidos com Menção Honrosa, assim como instituições e figuras proeminentes do cenário educacional. O reconhecimento abrangeu a antes de tudo, a valorização do trabalho acadêmico e da pesquisa, destaque na atuação de 12 professores da UniEvangélica, premiados pelo prestigioso selo de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Carlos Hassel Mendes da Silva, reitor da UniEvangélica, ressaltou a importância do papel de Sandro Mabel na criação do curso de Medicina da universidade em 2005. Ele enfatizou as dificuldades enfrentadas para a aprovação do curso com o Ministério da Educação, nomeando Mabel como um líder incansável. “Foi uma luta de quase três anos. Sandro esteve à frente, mobilizando a bancada federal e interagindo com Brasília. Hoje, o curso é uma referência nacional”, afirmou o reitor.
O prefeito Mabel expressou sua emoção durante a cerimônia, mencionando as dificuldades enfrentadas ao longo do processo. “Foi uma jornada desafiadora, mas agora podemos celebrar o sucesso do curso de Medicina da UniEvangélica, um orgulho para todos nós. Sinto que faço parte desta instituição”, declarou, reforçando seu compromisso com a educação de qualidade.
O presidente da AEE, Augusto Ventura, comentou sobre a gênese do prêmio, que surgiu da vontade de reconhecer e valorizar a produção científica local, em consonância com o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, celebrado em 8 de julho. “É fundamental que possamos valorizar e dar visibilidade ao trabalho de nossos cientistas e acadêmicos, que muitas vezes não recebem o reconhecimento que merecem”, concluiu Ventura.
Fotos: Alex Malheiros