Práticas que ajudam para uma gestação saudável

Ao ficar grávida, a mulher passa por inúmeras transformações em seu organismo e ao longo dos 9 meses vai precisar dar muita atenção aos cuidados com a saúde dela e do bebê, além de seguir à risca às orientações do médico. É preciso estar tranquila, calma e adaptar as atividades do a dia a dia de maneira que elas colaborem para o bom andamento da gestação.

Algumas atitudes do cotidiano podem ajudar e muito neste quesito, algumas delas são:

Começar o pré-natal
Ao descobrir que está grávida, é importante logo dar início ao pré-natal, pois com base nas orientações dos médicos a gestante terá mais tranquilidade durante os processos.

Investir em uma alimentação saudável
Uma alimentação saudável e rica em nutrientes é ideal para preservar a saúde da mãe e do bebê, mas é preciso tomar cuidado para que não se exagere nas quantidades, de forma a sempre estar de olho no ganho de peso para que ele não seja exagerado. É benéfico comer alimentos como verduras, legumes e frutas, carboidratos (de preferência integrais), proteína, leite, enfim, lembrando de que tudo deve ser consumido com moderação e inseridos em uma dieta balanceada.

Praticar exercícios físicos regularmente
Tudo na gravidez existe equilíbrio, isso também é válido quando o assunto é a prática de exercícios físicos, afinal eles são importantes para todas as pessoas e no caso das grávidas ajuda ao dar força e resistência. No entanto, é essencial ter cautela e procurar fazer exercícios que não exijam tanto esforço físico por parte da mulher como, por exemplo, natação, hidroginástica e caminhada.

Evitar fumar e beber
Estas práticas podem ser extremamente prejudiciais para o bebê, visto que podem ocasionar muitos problemas. Desta forma, é bom que a gestante fique longe de cigarros e bebidas alcoólicas.

Ficar tranquila e descansar
O estresse da mãe não faz bem ao bebê, por isso é muito importante manter a calma e ter boas noites de sono que ajudarão na manutenção do bem-estar da gestante e consequentemente do bebê.

Estas são algumas das práticas que podem colaborar para que este período tão especial que é o da gestação seja o mais saudável e tranquilo possível. Lembre-se de estar sempre atenta as orientações do seu médico.

,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.