Por que contratar estagiário?

Entenda os benefícios de contar com estudantes no quadro de colaboradores.

Montar equipes de alta performance é um desafio para os empreendedores e líderes de empresas. Isso porque é preciso combinar diversidade de habilidades técnicas e comportamentais com motivação, engajamento e liderança. Nesse sentido, uma das melhores maneiras de garantir pluralidade de talentos, bem como disposição e energia é por meio da contratação de estagiários.

Apostar nos estagiários é uma atitude inteligente

Grande parte das companhias brasileiras já tem se preparado e até mesmo tomado a frente da recuperação econômica. Mesmo a passos largos, podemos ver cenários mais positivos daqui para frente no quesito ocupação profissional. Assim, corporações com demanda por indivíduos capazes de superar desafios e garantir novos caminhos podem encontrar nos estudantes a melhor aposta.

Segundo a Lei 11.788/2008, só pode estagiar quem está matriculado e frequentando uma instituição de ensino médio, técnico, superior ou nos dois anos finais do nível fundamental pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Isso garante para os quadros  das organizações a possibilidade de usufruir de conhecimentos atualizados aplicados em sala de aula na prática corporativa.

Além disso, o dispositivo legal também define a modalidade como o ato educativo escolar supervisionado, ou seja, os estagiários não são funcionários. Esse estilo de admissão não tem vínculo empregatício e não gera assinatura na CLT. Desse modo, a contratante fica isenta dos encargos trabalhistas, como FGTS, INSS, 13º salário, ⅓ sobre férias e das verbas rescisórias.

A primeira experiência de muitos no mercado

Essa medida é feita para estimular e facilitar a inserção dessa parcela da população, em sua maioria jovem, atrás de sua primeira experiência no mercado de trabalho. Com garra e vontade para aprender, esse grupo pode servir de grande contribuição para superar crises e momentos de instabilidade, como o vivido atualmente.

A carga permitida para essa modalidade é de seis horas diárias e 30h semanais, com o objetivo de auxiliar quem ainda não tem vivências a equilibrar e conciliar suas obrigações acadêmicas com as corporativas. Dessa forma, é possível promover o desempenho máximo desse brasileiro nos dois ambientes.

Além de todos esses benefícios em recrutar estagiários, também devemos pensar na iniciativa como uma forma de fazer o país voltar a crescer com força total. Manter a juventude estudando, oferecendo oportunidade para ela construir sua independência e se tornar parte efetiva da economia é uma atitude empreendedora. Afinal, também ajuda a construir um futuro digno e mais próspero para toda a população.

 

*Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios

Fonte: Abres – Associação Brasileira de Estágios

www.abres.org.br

[11] 3514-9367 / [11] 3514-9383 / [11] 3524-3334 / 3154-7635

Mauro de Oliveira – Diretor de comunicação

(11) 99978-9216 / 99774-1240

Giovanna Cavalli, Millena Calazans, Rodrigo Barreto e Vinícius Lima

[11] 3154-7664 / 3514-9368 / 3154-7245 / 3154-7684

, ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.