Pequenas mudanças em nosso ritual matinal podem transformar nosso estilo de vida e produtividade

Ter um dia produtivo, com ações focadas, mais autocontrole, serenidade e inteligência emocional, mesmo em meio à uma rotina que nos exige cada vez mais atenção e dedicação ao trabalho e a outras necessidades da vida moderna, pode ser mais fácil do que muita gente imagina.

Pequenas mudanças logo no início do dia podem sim fazer com que tenhamos um dia mais leve, mais produtivo e com menos estresse. É o que nos garante a Nutricionista Clínica e Esportiva e Terapeuta Floral, Sâmia Keller Luccas.
Segundo ela, nosso corpo e nossa mente respondem diretamente aos estímulos que proporcionamos a eles nessa rotina matinal, e estes vão definir a qualidade dos nossos resultados e o nosso nível de satisfação com relação a tudo o que fizermos no decorrer do dia.

“Imaginem o seguinte cenário: Você acorda cedo, emburrado, sempre adia o despertador para “mais 5 minutos”, logo você acaba se atrasando. O café da manhã, não acontece em casa, e você acaba comendo qualquer coisa rápida no trabalho ou fica sem comer, porque se alimentar nesse momento é “perda de tempo” para você! O dia nem começa direito e você já está se sentindo mal-humorado, irritado, impaciente, ansioso e sem energia… e ainda tem uma longa jornada pela frente. Ao voltar pra casa, você senta no sofá e ao invés de fazer uma refeição saudável, oferece ao seu corpo aquele lanche triplo que logo lhe proporciona um pouco de azia noturna e dor de cabeça que com certeza vão contribuir para que você não durma bem e não recupere suas energias para a manhã seguinte. E todo o ciclo começa novamente, acumulando cansaço físico e mental para o dia seguinte”, explica Sâmia.

O cenário apresentado pela especialista em nutrição, saúde e bem-estar acontece comumente na vida da maioria das pessoas. A pergunta que fica é: o que nós podemos fazer para mudar esse quadro de falta de energia, improdutividade, irritação e descontrole emocional?

Para Sâmia, pequenas mudanças diárias, do início do dia até o momento de relaxamento antes de nos preparamos para dormir podem, sim, transformar completamente essa rotina!

“Para nós conseguirmos um vigor máximo de trabalho, de rendimento e de vida plena, precisamos nos proporcionar um estilo de vida mais saudável. Adquirir o hábito de acordar 30 minutos mais cedo para ter tempo para meditar, praticar yoga ou algum exercício físico é o primeiro passo para que essa transformação de vida aconteça”, ressalta a nutricionista.

Além disso, outras ações incluídas na rotina de forma contínua, dia após dia, vão facilitar ainda mais o ganho de produtividade, bem-estar e sensação de vida plena e realizada.

“Após a prática da meditação, yoga ou atividade física, sente-se e faça seu desjejum com os alimentos certos para nutrir seu corpo e sua mente, pois você sente na pele esses benefícios. Nesse momento, sua mente já estará mais ativa, porém tranqüila. Seu cortisol estará normalizado depois da meditação e da yoga e você já terá garantido ao seu corpo o gasto calórico que ele gostaria, treinando de manhã. Além de todos esses benefícios, sua fome reduzirá ao longo do dia, sua vontade de comer doces estará mais do que controlada e você conseguirá ser mais criativo, mais dinâmico e mais racional no seu ambiente de trabalho, pois com essa nova rotina estará programando seu cérebro para ter mais inteligência emocional”, destaca a nutricionista e terapeuta floral.

Esta é a verdadeira qualidade de vida desejada por todos e aplicando esses pequenos cuidados pessoais primordiais para a saúde é que conseguimos de fato progredir na vida, ter sucesso financeiro, fazer escolhas mais sábias no trabalho e nos relacionamentos.

“A mudança de estilo de vida aliada à dieta é que vai nos proporcionar a satisfação de conquistarmos a nossa melhor versão em todos os aspectos da nossa vida. Colocando nossos pensamentos, desejos e metas em prática todos os dias, procurando melhorar um pouquinho mais a cada dia, torna-se possível melhorar a qualidade de vida e colher os bons frutos desse processo”, completa Sâmia.

 

Fonte: Sâmia Keller Luccas, Nutricionista Clínica e Esportiva e Terapeuta Floral,

Imagem: Divulgação

, ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.