Paratleta Aline Quinto, bicampeã nacional de Handbike, é exemplo de superação. Conheça a história dessa lemense mais que vencedora

A paratleta, Aline Quinto, tem uma história de superação, garra e determinação que a levou a se destacar em grandes competições, conquistando inclusive por duas vezes o título de campeã nacional na modalidade de Handbike.

A prática do esporte surgiu em sua vida como uma forma de recuperar-se física, mental e emocionalmente de um grave acidente de trânsito sofrido aos 21 anos e o diagnóstico de lesão na medula e tetraplegia. Segundo os médicos, a perspectiva era de que Aline não conseguiria nem sustentar-se em uma cadeira de rodas. Já em casa, após o período de internação, Aline começou o longo processo de tratamentos, fisioterapias e muito foco e força de vontade em querer evoluir em sua condição.

Ela conta que após um ano de cuidados, começou a recuperar alguns movimentos. “Depois desse primeiro ano, comecei a conseguir ficar sentada e recuperei alguns movimentos nos braços e mãos, o que foi uma verdadeira surpresa para todos os médicos. Continuei na luta e fui ganhando mais movimentos, equilíbrio e independência, com dois anos do acidente, conheci o esporte e ai sim tudo mudou. Fui apresentada ao HANDBIKE e foi amor a primeira pedalada”, descreve Aline.

Em seu primeiro ano de competições, Aline conquistou 2 medalhas, o que a encorajou ainda mais a seguir em frente. Hoje, aos 32 anos, onze anos após o acidente, já como bicampeã da categoria, ela afirma com total certeza que o Esporte lhe proporcionou uma nova vida de muitas alegrias e realizações na vida pessoal. “Junto às conquistas do Esporte, também me casei, tive um filho, foram muitas realizações que eu nem imaginava durante todos esses anos. Sou muito grata a Deus por tudo isso”, conta Aline.

Aline também ressalta o apoio da família, em especial de sua irmã mais velha Edilaine, que foi fundamental para a sua reabilitação, pois os pais já haviam falecido antes do acidente.

Entre as muitas viagens para competir, Aline se preparava para os jogos paraolímpicos na Holanda em 2020, que seria sua primeira viagem internacional, porém o sonho foi adiado por enquanto devido às restrições causadas pela pandemia.

Aline continua treinando todos os dias de olho nas próximas competições. Para acompanhá-la, siga-a no instagram @paratletaalinequinto.

 

, , , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.