Pais devem estar atentos às doenças infecciosas de verão

Mesmo em isolamento social, com a chegada do verão, nem sempre é possível escapar de algumas doenças típicas da estação que na maior parte são transmitidas por vírus e ou bactérias.

Entre as mais comuns estão:

infecções gastrointestinais:  costumam provocar diarreia e vômito e ocorrem pela ingestão de água e alimentos contaminados, manipulados em locais sem boa higiene ou conservados fora da temperatura recomendada.

hepatite A:  deixa a pele e os olhos amarelados, além de provocar náuseas e vômitos. Para se proteger do vírus da hepatite A, além dos cuidados com a ingestão de água tratada e alimentos de origem confiável, há a vacina, que deve ser aplicada nas crianças a partir dos 12 meses.

conjuntivites: os sintomas são vermelhidão, inchaço, coceira e sensação de ardência nos olhos e o contágio ocorre de pessoa para pessoa pelo contato com secreções oculares transmitidas pelas mãos, toalhas, lenços ou água da piscina.

No verão também é importante ficar atento à Dengue. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, ele se prolifera a partir de água da chuva parada, em recipientes abertos (garrafas, vasos de planta, pneus velhos, piscinas).  Os principais sintomas da doença são febre e dor no corpo.

“Não existe uma receita única para a prevenção de todas essas doenças. Para algumas existe vacina, para outras manter uma boa higiene das mãos e fazer boas escolhas na hora de alimentar as crianças são fundamentais para protegê-las”, destaca o destaca o Dr. Francisco Ivanildo oliveira – infectologista e gerente médico do Sabará Hospital Infantil.

“Com o avanço da tecnologia, independentemente do local em que a criança esteja, é possível agendar uma consulta por Telemedicina para avaliação dos sintomas e condução do tratamento, à distância, mas com toda a estrutura e qualidade necessárias para um bom resultado de cuidados”, ressalta o Dr. Thales Oliveira, supervisor do Pronto-Socorro do Sabará Hospital Infantil.

Sobre o Sabará Hospital Infantil 

O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos.  É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

Fundado há 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento nos casos de cardiopatia congênita, e transplantes renais.

Nosso foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.

Para transformar a experiência da criança internada, conta com o Programa Child Life, composto por especialistas em desenvolvimento infantil. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com sua maturidade cognitiva e compreensão de mundo, facilitando, assim o seguimento do tratamento.

Do pronto-socorro à alta complexidade. Sabará Hospital Infantil – o Hospital que mais entende de criança.

 

 Fonte: Sabará Hospital Infantil

Imagem: Divulgação

, ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.